25/2/2014 CCJC inaugura, nesta quarta-feira, sistema eletrônico para eleição da Mesa

Tecnologia é a mesma utilizada no Plenário Ulysses Guimarães e garante maior agilidade e segurança das informações.

A presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos
Deputados será eleita, nesta quarta-feira (26), por meio de sistema eletrônico, que substitui as cédulas de papel. A reunião está marcada para as 10h, no plenário 1 (Anexo III). A tecnologia é semelhante à utilizada para eleger a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Para que os parlamentares possam votar, foram instaladas duas urnas eletrônicas no plenário da CCJC. Os resultados poderão ser acompanhados, em tempo real, por um painel eletrônico. O sistema garante maior agilidade e segurança das informações. Até o final deste ano, o novo sistema possibilitará eleições simultâneas nos 16 plenários de comissões.

Gestão estratégica
A iniciativa está alinhada com a gestão estratégica da Câmara, que estabelece o respeito à transparência, além da economia de papel. O módulo de eleição do sistema eletrônico foi desenvolvido pela equipe do Centro de Informática (Cenin) da Casa, em parceria com o Departamento de Comissões (Decom), Diretoria Legislativa (Dileg) e Departamento Técnico (Detec).

O módulo a ser lançado faz parte da terceira etapa do projeto "Sistema de eleição, presença e votação nas Comissões". Em agosto de 2013, o Cenin entregou o primeiro módulo, para registro eletrônico de presença. Em novembro, foi inaugurado o módulo para votação eletrônica.