25/10/2013 Artista plástico reproduz ambiente da Floresta Amazônica na Câmara dos Deputados

Inserir o visitante na Floresta Amazônica – esta é a proposta da exposição Dentro da Mata , do artista plástico Miguel Penha, que o Centro Cultural Câmara dos Deputados inaugura nesta terça (29), às 18h30, na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo 4, com a presença do artista. 

Os quadros em acrílico sobre tela retratam a floresta e ativam a visão. Mas outros três sentidos humanos – a audição, o olfato e o tato – serão despertados em quem visitar a exposição, a partir dos estímulos provocados pela ambientação: paredes pintadas de verde, folhas secas espalhadas pelo chão, sons da mata e dos pássaros amazônicos comporão o espaço.


Miguel Penha nasceu em Cuiabá (MT) e atualmente mora na Chapada dos Guimarães. Filho de índios bolivianos – o pai é lavrador e ceramista, e a mãe, índia bororo –, viveu muito tempo em tribos indígenas, onde teve contato direto com a natureza e desenvolveu o gosto pelo naturalismo. Despertou o interesse pela arte aos dez anos de idade, quando começou a desenhar.

 

Autodidata, o artista também se inspirou em Salvador Dali e, em 30 anos de carreira, participou de diversas exposições e salões de artes no Brasil e no exterior. Sua primeira exposição ocorreu em Brasília, em 1988, no Projeto Chapada Viva – Movimento artistas pela natureza, na Galeira FUNALFA. Em 2009, teve seu trabalho reconhecido nacionalmente com a obtenção do Prêmio das Artes Plásticas Marcantônio Villaça, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Arte. Dentro da Mata está em exposição desde 2010 e já passou por oito cidades.


SERVIÇO
Exposição Dentro da Mata, do artista plástico Miguel Penha
Encontro com o artista - abertura
Dia: 29 de novembro de 2013
Hora: 18h30
Local: Galeria de arte do 10º andar do anexo IV da Câmara dos Deputados

Visitação
Local: Galeria de arte do 10 º andar do anexo IV da Câmara dos Deputados
Período: 30 de outubro a 21 de novembro de 2013
Visitação:  de 2ª a 6ª.
Hora: 9h às 17h
Entrada franca