25/09/25 - Congresso se ilumina de azul para lembrar Dia das Ataxias e Dia Marítimo Mundial
O Congresso Nacional recebe iluminação azul nesta quinta (25) e sexta-feira (26) em referência ao Dia Internacional das Ataxias. A ataxia é uma condição neurológica que afeta o controle motor das pessoas. A iluminação especial na fachada também destaca o Dia Marítimo Mundial.
Ataxias
A ataxia pode causar prejuízo nos movimentos de várias regiões do corpo — dedos, mãos, braços, pernas, olhos –, bem como no equilíbrio, no tônus muscular, na deglutição e na fala. Há diferentes tipos de ataxia, como a subaguda, que é lenta e progressiva; e a aguda, que pode evoluir em menos de 72 horas em pessoas saudáveis. O tratamento depende do tipo e da gravidade da doença e pode incluir remédios antiespasmódicos, relaxantes ou injeções de botox.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aproveita a comemoração do Dia Internacional das Ataxias, em 25 de setembro, para coordenar campanhas de sensibilização e conscientização sobre o tema e estimular o diagnóstico adequado e o tratamento.
Transporte marítimo
Instituído em 1978 pela Organização Marítima Internacional (IMO) — agência das Nações Unidas encarregada de regular o transporte no mar —, o Dia Marítimo Mundial conta com o apoio de 175 países-membros da IMO, bem como de várias organizações intergovernamentais com as quais a IMO coopera em questões de interesse mútuo. O objetivo da data, celebrada na última quinta-feira de setembro, é ressaltar a importância da segurança e proteção da navegação, o impacto das indústrias marítimas no comércio global e a preservação do meio ambiente marinho.
De acordo com as Nações Unidas, mais de 80% do comércio global é realizado por meio do transporte marítimo internacional, conectando pessoas e comunidades em todo o mundo. Portanto, a segurança e a eficiência desse setor são cruciais para promover um crescimento econômico sustentável.