25/09/20 - Congresso Nacional fica iluminado de verde em apoio à Campanha de Conscientização da Asfixia Perinatal

 
O prédio do Congresso Nacional estará iluminado de verde, de 25 a 30 de setembro, em alusão ao mês da Campanha de Conscientização da Asfixia Perinatal, também chamado de "Setembro Verde Esperança". De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 a cada 1.000 nascidos vivos morre por asfixia em países desenvolvidos. Esta taxa aumenta para 7 a cada 1.000 nascidos vivos em países em desenvolvimento.
 
De maneira geral, a asfixia perinatal refere-se à diminuição do fluxo sanguíneo placentário e pode acontecer antes, durante ou após o parto, decorrente de descolamento da placenta, rompimento do útero, nó verdadeiro de cordão, entre outras causas, o que leva à falta de oxigenação no momento do nascimento. Ela está entre as principais causas de sequelas neurológicas graves como paralisia cerebral, cegueira ou surdez em bebês.
 
Acompanhamento pré-natal e assistência adequada no parto podem diminuir as chances do problema. Estratégias eficazes para a redução de morte ou lesão neurológica permanente nos bebês são internacionalmente aplicadas, mas no Brasil apenas uma pequena parte dessa população recebe o tratamento adequado.​