24/05/24 - Simpósio nacional homenageará os 25 da Rádio Câmara

De 27 a 29 de maio, a Câmara dos Deputados será sede do Simpósio Nacional do Rádio, um evento realizado a cada dois anos pelo Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O encontro neste ano será na Câmara para marcar os 25 anos da Rádio Câmara.

Durante os três dias do evento, que será no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Casa e nos auditórios Nereu Ramos e Freitas Nobre, os palestrantes discutirão os desafios para a pluralidade e a diversidade de vozes, a inteligência artificial no rádio, o fenômeno do podcasting, entre outros temas.

Rádio Câmara

A Rádio Câmara iniciou suas transmissões em 20 de janeiro de 1999, em Brasília. A emissora foi idealizada para permitir que o público acompanhe as atividades da Câmara e do Congresso Nacional e, assim, contribuir para a participação do cidadão e a consolidação da democracia.

Além da cobertura jornalística das atividades parlamentares, a equipe da Rádio Câmara produz programas voltados à formação de cidadania e campanhas de utilidade pública. Comprometida com a diversidade cultural do Brasil, a emissora também se destaca por sua programação musical e cultural, cujo objetivo principal é mostrar a pluralidade do país.

Ao longo dos anos, a rádio expandiu sua presença, estendendo suas ondas por todo o país. Como parte da Rede Legislativa de TV e Rádio, a emissora se conectou a outras 20 rádios em todas as regiões brasileiras. Elas transmitem a programação da Rádio Câmara, reforçando o compromisso com a transparência e a informação em todo o território nacional.

A Radioagência Câmara, com reportagens diárias sobre os principais temas em debate na Câmara dos Deputados e no Congresso, disponibiliza gratuitamente o material produzido para cerca de 1,4 rádios parceiras de todo o país. Os programas jornalísticos e culturais da Rádio Câmara estão disponíveis também em formato podcast.

A emissora também é responsável pela produção da parte relativa à Câmara dos Deputados na Voz do Brasil, assegurando uma fonte confiável de informação pelo rádio para milhões de brasileiros.

Serviço

Para sintonizar a Rádio Câmara em Brasília, acompanhe em 96,9 FM.

Em todo o Brasil, o ouvinte pode acompanhar a programação no portal da Câmara ou via satélite, com a mesma antena parabólica usada na recepção de emissoras de TV aberta. Para mais detalhes, acesse a página da Rádio Câmara.