24/04/2015 Documentos e plantas da construção de Brasília estão em exposição no MoMA

Desenhos produzidos para o projeto de estruturas de concreto do Congresso Nacional, sob a guarda da Câmara, integram a mostra no museu nova-iorquino

No momento em que Brasília completa 55 anos, documentos originais da época da construção da cidade estão em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o MoMA. A mostra "Latin America in Construction: Architecture 1955-1980", traz, entre outros registros históricos, três pranchas de desenhos que fazem parte dos mais de 500 documentos produzidos para o projeto de estruturas de concreto do Palácio do Congresso Nacional, sob a guarda da Câmara dos Deputados.

As pranchas foram selecionadas por técnicos da instituição norte-americana. De acordo com o Departamento Técnico da Câmara, nelas estão representados os complexos sistemas de vigas principais e secundárias, escondidos entre as lajes da plataforma que suporta as cúpulas aparentes do Palácio.

Antes de serem enviadas para Nova Iorque, as três pranchas de desenhos passaram por um minucioso trabalho de restauração, realizado no laboratório da Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais do Centro de Documentação e Informação da Câmara, entre agosto de 2014 e janeiro de 2015.

A exposição, que pretende oferecer "uma visão complexa da posição, debates e criatividade arquitetônica do México e Cuba até o Cone Sul, entre 1955 e início de 1980", está aberta ao público até o dia 19 de julho deste ano.