23/9/24 - Série da TV Câmara chama a atenção sobre as diversas formas de violência sofridas por mulheres

As reportagens buscam também incentivar as inscrições no concurso de vídeo “Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, com inscrições abertas até 4 de outubro.

A TV Câmara exibe de 23 a 27 de setembro uma série de reportagens especiais sobre as diversas violências sofridas pelas mulheres. O objetivo é alertar como cada uma dessas agressões ocorre no dia a dia, mesmo que de forma silenciosa e sutil, ensinando como identificar e denunciar.

A série está dividida nos seguintes capítulos:

1)    Violências psicológica e moral: Muitas vezes sutil e de difícil detecção, é caracterizada por humilhação, intimidação, depreciação ou manipulação emocional da vítima, por exemplo.

2)    Violência patrimonial: Envolve o uso direto ou indireto de dinheiro da mulher, que muitas vezes nem se dá conta de que está sendo vítima, por ter envolvimento sentimental com o abusador.

3)    Violência obstétrica: São maus-tratos físicos e psicológicos que uma mulher sofre durante a gravidez, no parto ou após ter o bebê. Algumas dessas agressões são vistas com naturalidade pelos envolvidos, como nos casos de ironia, omissão de informações ou tratamentos invasivamente desnecessários.

4)    Violência política de gênero: Marcada por ofensas, agressões, transfobia e assédio moral contra mulheres que exercem ou querem exercer cargos políticos.

5)    Violências física e sexual: As mais conhecidas e denunciadas, por serem fisicamente identificáveis. São comuns dentro da casa da vítima, geralmente protagonizadas por familiares ou companheiros.

Concurso de vídeos

Além do caráter didático-informativo, a série de reportagens da TV Câmara é uma forma de incentivar as inscrições no concurso de vídeo “Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a emissora.

Serão selecionadas cinco obras audiovisuais brasileiras sobre o tema, uma de cada região brasileira. Os vídeos devem ter sido produzidos a partir de 2019 e ter entre 10 e 30 minutos. Cada um dos autores dos cinco vídeos selecionados receberá R$ 10 mil e o conteúdo será veiculado pela TV Câmara e plataformas de comunicação oficiais da Câmara dos Deputados e parceiros.

As inscrições para o concurso de vídeos estão abertas até o dia 4 de outubro.