23/5/13 Câmara dos Deputados recebe delegações de países de língua portuguesa nesta segunda-feira
A Câmara dos Deputados recebe nesta segunda e terça-feira (27 e 28/5) delegações de parlamentares e representantes de sete países de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. As delegações chegarão a Brasília no domingo (26/5), a fim de participar de um jantar de boas-vindas no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, às 20 horas.
Os visitantes, estimados em cerca de 30 pessoas, participarão da Reunião das Mesas dos Grupos Nacionais e Preparatória da IV Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que ocorrerá nas dependências da instituição. O encontro objetiva definir estratégias e temas que serão debatidos na 4ª Assembleia Parlamentar dos Países de Língua Portuguesa, que deverá ocorrer em Luanda, capital de Angola, em setembro ou outubro.
Programação
A sessão de abertura está prevista para as 10 horas de segunda-feira, no Salão Nobre da Câmara, ocasião em que será aprovada oficialmente a programação do evento. Em seguida, às 10h30, a Rede de Mulheres da AP-CPLP realiza reunião no Plenário 3, para debater seu plano de ação para a Assembleia.
Paralelamente, no Plenário 4, deputados integrantes das Mesas dos Grupos Nacionais discutem, entre outros assuntos, a revisão do estatutos da Assembleia e da CPLP e as missões de Observação Eleitoral. Depois do almoço, os membros das delegações farão uma visita institucional à Câmara. Os trabalhos serão retomados no fim da tarde.
Encerramento
Na manhã de terça-feira, às 10 horas, no Plenário 3, os participantes realizam uma reunião com todos os membros: parlamentares, secretários-gerais e assessores dos grupos nacionais. Após o almoço – que será oferecido pelo presidente da Câmara, no restaurante do 10º andar do Anexo 4 –, o evento se encerra com a discussão e apreciação dos relatórios finais, em plenária a ser realizada às 15h, no Auditório do Centro de Formação e Treinamento (Cefor). Mais tarde, as delegações serão apresentadas aos deputados no plenário da Câmara dos Deputados.