23/10/25 - Iluminação do Congresso alerta para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

O Congresso Nacional será iluminado na cor laranja hoje (23/10) e amanhã em referência ao Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, celebrado em 21 de novembro. Paralelamente, a iluminação laranja no Congresso nesta quinta e sexta-feira também homenageia o Dia Internacional contra a Exploração da Mulher (25/10).

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a quarta causa de morte no mundo, e gerou 3,5 milhões de óbitos em 2021 – cerca de 5% de todas as mortes globais.

A bronquite e o enfisema pulmonar estão entre as DPOCs mais conhecidas. Esse grupo de doenças respiratórias são caracterizadas por obstruir cronicamente as vias aéreas e são intimamente relacionadas ao tabagismo, que é o principal fator de risco.

Além do cigarro convencional, outros tipos de fumo, como cachimbo, narguilé, maconha, cigarros eletrônicos e a exposição passiva à fumaça também contribuem para causar e piorar a doença. A poluição ambiental, a queima de biomassa como as queimadas de lavouras e uso de lenha para cozinhar, como o fogão a lenha, gases e substâncias tóxicas entram também neste grupo.

Os sintomas mais comuns da DPOC são dificuldade para respirar, tosse crônica e sensação de cansaço. A DPOC não tem cura, mas os sintomas podem melhorar se a pessoa evitar o fumo e a exposição à poluição do ar. Além disso, vacinas contra a influenza e o pneumococo são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pneumologia. A DPOC pode ser tratada com medicamentos, oxigênio e reabilitação pulmonar.