23/09/25 - Setembro Azul no Congresso valoriza comunidade surda
O Congresso Nacional ficará iluminado de azul de hoje (23/9) até sexta-feira em homenagem ao Setembro Azul, iniciativa que celebra o Dia Nacional do Surdo (26), o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23) e o Dia Internacional do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (30). O Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro, também será objeto de homenagem na iluminação azul.
Orgulho
O Setembro Azul é um período dedicado à conscientização sobre a importância de políticas públicas que garantam os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. A cor azul foi escolhida para representar o "orgulho surdo" em razão da triste história da faixa azul que pessoas surdas eram forçadas a usar durante o nazismo.
O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil. Já o Dia Internacional das Línguas de Sinais, definido pela ONU, homenageia a fundação da Federação Mundial dos Surdos em 1951.
Paralimpíadas
O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é uma oportunidade para reconhecer e divulgar o trabalho e as conquistas desses atletas. Os Jogos Paralímpicos são uma versão dos Jogos Olímpicos adaptada para pessoas com diversas deficiências, como problemas motores, cegueira ou paralisia cerebral.
Um exemplo recente de sucesso foi a delegação brasileira nas Paralimpíadas da França realizadas em 2024. Com 280 atletas em 22 modalidades, o Brasil conquistou 89 pódios: 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes. Foi a melhor campanha do País na história dos Jogos Paralímpicos, com maior número de ouros e maior quantidade de medalhas, superando em 17 pódios os 72 obtidos em Tóquio 2020 e Rio 2016, e os 22 ouros conquistados no Japão. Foi também a primeira vez que o Brasil ficou em quinto lugar na competição, atrás de China, Grã-Bretanha, EUA e Holanda.