23/09/2014 - Projetos selecionados para o Câmara Mirim 2014 tratam de educação e cultura

O Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, divulgou hoje os nomes dos vencedores do programa Câmara Mirim 2014. Francisco Alves Quirino, 13 anos, de Afogados da Ingazeira (PE), Lívia Pessoa Carneiro, 12 anos, de Belo Horizonte (MG) e Zack Igor Nascimento de Carvalho, de Serrinha (BA) foram os selecionados, entre as mais de 700 crianças que enviaram à Câmara suas sugestões de projetos de lei.  Os três projetos escolhidos tratam de educação e cultura, e serão defendidos pessoalmente pelos seus autores no Plenário da Câmara no dia 30 de outubro.

Os vencedores

Francisco Quirino estuda na Escola de Aplicação Dom João José da Mota e Albuquerque. Seu projeto cria uma "Conferência Nacional Infanto-juvenil dos Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio (CNIJE)", que deve ocorrer a cada quatro anos e ter como tema central a "A Participação e os Direitos Estudantis". O projeto pretende assegurar os direitos estudantis garantidos pela Constituição. Leia a íntegra do projeto aqui.

Lívia Carneiro cursa o 7º ano no Colégio Bernoulli, que já teve alunos vencedores em edições passadas do Câmara Mirim. Seu projeto determina que todo estabelecimento ou empresa que disponibilizar uma minibiblioteca para seus clientes ou empregados será beneficiado com desconto de 1% no ICMS. Confira aqui o projeto completo.

Já o projeto de Zack de Carvalho propõe distribuir uma “Bolsa Cultura” a crianças, jovens e adolescentes que participarem de forma amadora de projetos culturais – como grupos teatrais, orquestras, danças, sambas de roda, etc. Para o autor, o projeto contribuirá para a formação do artista do futuro. Confira o projeto na íntegra aqui.

Deputados por um dia

Destinado a alunos do 5º ao 9º ano de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, o  Câmara Mirim oferece ao estudante do ensino fundamental a experiência de ser deputado por um dia. Promovido pelo Plenarinho, o programa simula uma sessão ordinária da Câmara, na qual os estudantes apresentam, debatem e votam três projetos de lei previamente selecionados no próprio Plenário da instituição.

As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos autores selecionados, de seus professores e responsáveis são custeadas pela Câmara.