23/05/19 - Câmara apresenta exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”
A Câmara dos Deputados recebe a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”, uma parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará. A mostra conta uma história pouco conhecida no país: a da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert Einstein, em solo brasileiro, o que tornou a cidade cearense um local histórico para a ciência.
A mostra está aberta para visitação até 15 de junho, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara, e apresenta descobertas recentes – como a primeira imagem de um buraco negro gigante –, que demonstram porque a teoria é aceita até hoje.
O eclipse e a Teoria da Relatividade
Einstein previu que a luz das estrelas, ao passar pela borda do Sol, seria encurvada, e sugeriu que isto poderia ser observado e medido durante um eclipse solar total. Na manhã do dia 29 de maio de 1919, em Sobral, após meses de preparação, o fenômeno foi observado e fotografado por cientistas britânicos e brasileiros, e a teoria foi comprovada.
O fato tornou Einstein o cientista mais famoso do século XX. Hoje, a Teoria da Relatividade Geral permite descrever o Universo e entender o comportamento dos astros, das galáxias, das estrelas e dos buracos negros.
Serviço
Exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”
Local: Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados
Data: Até 15 de junho