23/04/24 - Congresso será iluminado de azul em alerta para a insuficiência adrenal
O Congresso Nacional receberá iluminação azul hoje (23/4) e amanhã (24/4) a fim de conscientizar a população sobre a insuficiência adrenal. A iluminação será interrompida entre 19h e 21h de hoje para a projeção de frases de apoio ao Acampamento Terra Livre, manifestação que os Povos Indígenas realizam nessa semana em Brasília.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a insuficiência adrenal (ou insuficiência suprarrenal) é uma condição clínica resultante da produção deficiente do hormônio cortisol pelo córtex das glândulas adrenais, localizadas logo acima dos rins. O cortisol desempenha várias funções importantes no organismo, interferindo no metabolismo, na pressão arterial e em processos inflamatórios.
A insuficiência adrenal pode ser primária – quando a disfunção ocorre na glândula adrenal desde o início – ou secundária, quando o problema se inicia na glândula hipófise ou no hipotálamo, que ficam na base do cérebro.
Na forma crônica, os sintomas da doença são fraqueza, perda de apetite, náuseas, desconforto abdominal, dores musculares e articulares, perda de peso e hipotensão ao levantar-se. Na forma aguda, o paciente pode apresentar fraqueza intensa, desidratação, hipotensão, dor abdominal, vômitos, queda do sódio e aumento do potássio no sangue, hipoglicemia, torpor e até coma.
O tratamento da insuficiência adrenal é realizado por meio da reposição de hormônios, como os glicocorticoides e os mineralocorticoides.