22/10/20 - Debates sobre câncer de mama abordam papel do Legislativo e saúde mental de pacientes nesta sexta (23)

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizam, nesta sexta-feira (23), às 15h, mais um ciclo de debates sobre o câncer de mama, como parte da programação do Outubro Rosa. A iniciativa é da Secretaria da Mulher da Câmara e da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher. 

Os debates ocorrem sempre às sextas-feiras, mediados por deputadas federais e senadoras, com a participação de convidados, e são transmitidos pelo canal da Câmara no YouTube, pela TV Câmara e pelo e-Democracia, que recebe perguntas enviadas pelo público. 

Painéis 

Os temas a serem debatidos estão divididos em dois painéis: 

Painel I – “O papel do Poder Legislativo na causa oncológica”. Neste debate será discutido como os parlamentares podem contribuir para a efetivação de políticas públicas relativas à causa oncológica, bem como seu papel na construção de novas políticas públicas e na garantia de acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento ágil e adequado da doença; e 

Painel II – “Saúde mental da mulher com câncer de mama durante a pandemia”. Estarão em pauta o alto índice de depressão em mulheres com diagnóstico de câncer – 25%, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria – e a importância do fortalecimento da saúde mental dessas pacientes para enfrentamento da doença.

 

 

Ações do documento