22/05/25 - Congresso recebe projeção para conscientizar sobre a doença celíaca

O Congresso Nacional recebe hoje (22/5), das 19h às 21h, projeção de frases e imagens em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, enfermidade autoimune causada pela intolerância ao glúten. A data é celebrada em 16 de maio, e foi escolhida em referência ao nascimento do médico inglês Samuel Gee — primeiro pesquisador a reconhecer que os sintomas da doença se relacionavam à dieta dos pacientes. 

O glúten é uma proteína encontrada em alguns grãos e seus derivados, que dificulta a absorção de nutrientes de alimentos, vitaminas, sais minerais e água. A arte projetada na fachada do Congresso terá como tema a frase "Sabores que Incluem".

Sintomas

Os sintomas da doença celíaca, em geral, aparecem entre os seis meses e dois anos e meio de vida, embora em alguns casos possam se manifestar na fase adulta. Eles incluem, entre outros, diarreia ou prisão de ventre crônica, dor abdominal, inchaço na barriga, falta de apetite, osteoporose, anemia, perda de peso e desnutrição.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito por avaliação clínica com médico especialista, que pode requerer biópsia do intestino e exames de sangue. O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten, a fim de que os sintomas desapareçam. A doença celíaca não tem cura, e a restrição alimentar deve ser seguida pelo resto da vida. Os celíacos também devem ficar atentos à possibilidade de desenvolvimento de câncer de intestino e de problemas de infertilidade.