22/05/2014 - Corpo do arquiteto João Filgueiras Lima será velado hoje no Salão Nobre da Câmara dos Deputados
O corpo do arquiteto João Filgueiras Lima, o “Lelé”, que faleceu ontem, aos 82 anos, de câncer, será velado hoje (22/5) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O corpo será trasladado de Salvador (BA), de avião, cuja chegada a Brasília deverá ocorrer por volta das 17 horas. A previsão é de que o velório comece às 19 horas e prossiga por toda a madrugada, até 6 horas da manhã desta sexta (23), quando o cortejo seguirá para a Capela 1 do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento será às 10 horas, na Ala dos Pioneiros.
Carreira
Lelé iniciou a carreira ao lado de Oscar Niemeyer na construção de Brasília e se consagrou com projetos arquitetônicos modernistas. Na capital do País, deixou um legado marcante, que inclui obras na Universidade de Brasília, como o Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) e a Colina Velha – edifício residencial para professores –, além dos hospitais da Rede Sarah Kubitschek.
O arquiteto estava internado no Hospital Sarah Kubitschek de Salvador após o agravamento de um câncer de próstata.
Mérito Legislativo
Ao lado dos artistas plásticos Marianne Peretti e Glênio Bianchetti, Lelé foi condecorado pela Câmara dos Deputados, em 10 de julho de 2012, com a medalha Mérito Legislativo. A medalha é a maior honraria concedida pela Câmara a instituições ou pessoas que tenham prestado ao País serviços relevantes em suas áreas de atuação.