22/05/2013 Documentário da TV Câmara, que estreia neste sábado (25), retrata o atendimento de emergência do SUS

A TV Câmara estreia, neste sábado (25), às 21h, o segundo episódio da série de documentários “Estado de Saúde”. Dirigido pelo cineasta Santiago Dellape, o episódio “Emergência” é focado no atendimento de emergência prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Samu e dos pronto-socorros dos hospitais públicos.

A equipe acompanhou resgates do Samu em Brasília e em Belém do Pará, onde as ambulanchas atravessam o rio para buscar pacientes. Realizado pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara, o projeto tem como foco o SUS, que atende cerca de 80% da população.

Neste segundo episódio, a TV Câmara retrata a realidade do pronto-socorro do Hospital de Base, em Brasília, o terceiro maior do País. No Pará, a equipe foi ao município de Icoaraci acompanhar a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), projeto do governo federal que tem como objetivo desafogar as emergências dos hospitais.

O diretor e roteirista Santiago Dellape é autor de sete curtas-metragens, dos quais se destacam “Ratão” (2010) e “Nada Consta” (2006), ambos premiados nos festivais de Brasília e Gramado.

Saúde pública
A série “Estado de Saúde” da TV Câmara é composta por três documentários de média metragem que abordam as principais frentes de atuação da saúde pública no Brasil: Prevenção, Emergência e Tratamento.

Para realizar a série, equipes da TV Câmara registraram de perto o funcionamento do SUS nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A linha editorial que guiou os documentários optou pelo foco nos pacientes e nos profissionais da área, partindo do ponto de vista de quem vive diariamente essa realidade.

Mais informações de como sintonizar a TV Câmara no endereço:
https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=SINTONIZANDO&selecao=SINTONIZANDO