22/04/26 - Câmara lança livro “Arquitetura e poder em Brasília”

Será lançada na próxima terça (28/4), às 16h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a obra “Arquitetura e poder em Brasília”. O livro investiga como a cidade materializou um projeto moderno, democrático e culturalmente emancipado de país. Os autores, Elcio Gomes da Silva e Claudio Comas Brandão, exploraram as múltiplas faces do poder na capital, buscando demonstrar que cidade e arquitetura são, antes de tudo, projetos de sociedade.

A obra documenta como edifícios representam visões de mundo e aspirações coletivas. Mostra que palácios — como as sedes dos Três Poderes e o Itamaraty — não são apenas sedes administrativas, mas símbolos de valores democráticos. Revela ainda como a Universidade de Brasília pode ser projeto de emancipação cultural. O livro homenageia a capital federal, revelando as contradições entre a imponência e a incompletude da cidade. Arquitetos, urbanistas, pesquisadores e historiadores poderão encontrar na publicação uma análise que conecta espaço construído e projetos políticos.

Após o lançamento, o livro poderá ser adquirido na livraria física da Câmara dos Deputados, que fica no hall do Centro de Documentação e Informação, no Anexo 2, bem como na livraria virtual da Edições Câmara. O e-book poderá ser baixado gratuitamente na Biblioteca Digital da Câmara e nas plataformas Apple e Google.

 

Serviço

Lançamento do livro “Arquitetura e poder em Brasília”
Data: 28 de abril
Horário: 16h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Onde comprar: Livraria virtual da Edições Câmara
E-book gratuito: Disponível no site e nas lojas Apple e Google