21/08/2013 Inscrições para o Câmara Mirim 2013 terminam no dia 1º de setembro

Para quem optar por enviar o projeto pelos Correios, o prazo se encerra nesta sexta-feira (23).

Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental têm até o dia 1º de setembro para se inscrever na edição 2013 do Câmara Mirim, programa da Câmara dos Deputados em que o estudante pode viver a experiência de ser deputado por um dia. A inscrição é feita por meio do envio de um projeto de lei sobre temas como saúde, educação, meio ambiente e cultura. As três melhores propostas – selecionadas por uma comissão julgadora formada por servidores da Câmara – serão defendidas pelos autores em Plenário, durante simulação de uma sessão ordinária.
 
O prazo de 1º de setembro vale para quem optar por enviar o projeto pela internet. O formulário para inscrição está disponível no Plenarinho, portal infantil da Câmara, responsável pela promoção do Câmara Mirim. Para quem for mandar a proposta pelos Correios (ver endereço abaixo), a data final é sexta-feira (23).
 
A lista dos três projetos selecionados será divulgada no portal Plenarinho no dia 16 de setembro. No processo de avaliação, serão usados critérios como criatividade e originalidade; adequação obrigatória ao tema; clareza de ideias; pertinência e importância da aprovação do projeto para a sociedade brasileira. As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos autores-mirins e de seus responsáveis serão custeadas pela Câmara.
 
O Câmara Mirim ocorre no dia 22 de outubro. Além dos autores dos projetos selecionados, participam outros 400 alunos de escolas públicas e privadas, que vão debater e votar as propostas. Eles foram inscritos por meio das suas escolas e das Câmaras Mirins de seus municípios. Sorteios realizados em junho e julho definiram as instituições participantes, que são responsáveis por suas despesas.
 
Calendário do Câmara Mirim 2013
23 de agosto - Data final para envio de projetos pelo Correios
1º de setembro - Data final para envio de projetos pela internet
16 de setembro - Divulgação dos projetos vencedores
22 de outubro - Dia do Câmara Mirim

Endereço para correspondência
Os projetos de lei encaminhados pelos Correios deverão ser postados para o seguinte endereço:
Plenarinho – Câmara Mirim
Palácio do Congresso Nacional – Câmara dos Deputados
Ed. Anexo I, 15º andar, sala 1505
Praça dos Três Poderes
Brasília – DF – CEP: 70160-900
Informações pelo telefone (61) 3216-1805/04