21/05/2013 Os gargalos da aviação civil serão discutidos em seminário da Câmara nesta quarta

Parlamentares, ministros de Estado e técnicos da área de turismo e aviação civil participarão, nesta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, do Seminário Aviação Civil. O evento será no Auditório Nereu Ramos, das 8h30 às 19h.

No primeiro painel do seminário, promovido pela Comissão de Turismo e Desporto, o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, falarão sobre as políticas públicas nacionais e regionais para o setor.

O segundo painel, cujos temas são tributação, obras e investimentos na aviação civil, terá como expositores o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Guarany; o presidente do Consórcio Inframerica Aeroportos, José Antunes Sobrinho; e o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Administração Aeroportuária, Pedro Azambuja.

A discussão sobre a prestação de serviços de transporte aéreo terá cinco expositores: Danielle Crema, superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Anac; Amaury Martins de Oliva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor; Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação das Empresas Aéreas; Amauri Montandon Capuzzo, da Associação Brasileira dos Pilotos de Aviação Civil; e Sandra Assali, presidente da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Acidentes Aéreos.

Para o presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Romário (PSB-RJ), que coordenará os debates, os problemas da aviação civil se agravaram nos últimos anos, provocando grandes transtornos internos, “quer pela falta de infraestrutura nos aeroportos, quer pelo altíssimo valor das tarifas, e também pelos frequentes atrasos nos voos domésticos, com repercussão na promoção do turismo”.