21/02/24 - Congresso se ilumina de laranja como parte de ações de combate à leucemia

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal se iluminam na cor laranja, nesta quarta-feira (21), como parte das ações de conscientização e combate à leucemia - câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. A doença, classificada como a nona mais comum em homens e a 11ª em mulheres, tem o diagnóstico precoce como a medida mais importante para assegurar um tratamento adequado e aumentar as chances de recuperação. 

Os sinais da leucemia, muitas vezes discretos, abrangem fadiga, hemorragias e problemas de imunidade. A escassez de divulgação e de conhecimento em muitas áreas em relação às neoplasias hematológicas, no entanto, complica a identificação precoce e o acesso ao tratamento apropriado. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que mais de 3 mil novos casos de leucemia sejam diagnosticados anualmente no Brasil. A estatística reforça a importância de campanhas de conscientização sobre o diagnóstico precoce, especialmente a realização de exames de prevenção, e de estímulo à doação de medula óssea para viabilizar tratamento adequado para pacientes com a doença.

 Com mais de 12 tipos identificados, a leucemia apresenta uma complexidade que pode requerer abordagens terapêuticas diversas, dependendo do subtipo e da faixa etária do paciente. Tanto as formas agudas quanto as crônicas exigem cuidados especializados.