21/01/2014 Câmara divulga no Facebook vídeos do concurso Maria da Penha
A partir da próxima quinta-feira (23) até a meia-noite do dia 9 de fevereiro, a Câmara dos Deputados divulga no Facebook, para votação por júri popular, os 35 vídeos que participam do 2º concurso Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha. A cerimônia de premiação dos seis vencedores está marcada para o dia 12 de março.
Nesta edição, o concurso é voltado a alunos de escolas públicas e privadas do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos. Os vídeos selecionados têm no mínimo um minuto e no máximo cinco, e abordam o tema “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso?”. O objetivo de focar o concurso nos estudantes é fortalecer o debate nas salas de aula.
Dos 55 vídeos inscritos na seleção, 35 cumpriram as normas do regulamento e 20 foram desclassificados. Foram considerados válidos 14 trabalhos da região Sul, 11 do Nordeste, 6 do Sudeste, 3 do Centro-Oeste, e 1 do Norte.
Premiação
O concurso irá premiar seis ganhadores, em duas categorias diferentes: um por região do País, somando cinco ganhadores, selecionados pela comissão julgadora; e um selecionado por júri popular – o que obtiver maior votação na rede social. O resultado será divulgado no dia 19 de fevereiro.
Os trabalhos vencedores serão exibidos nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; nas redes de comunicação dos parceiros, como o Banco Mundial; e serão disponibilizados no portal www.curtamariadapenha.com.br.
Além da exibição dos curtas, o concurso premiará com um tablet cada um dos seis alunos e cada um dos professores orientadores das obras.
Como parte da premiação, os vencedores e seus respectivos professores e responsáveis legais (18 pessoas) farão um passeio cívico por Brasília, no dia 11 de março. No dia 12, a programação envolve visitação institucional ao Congresso Nacional e aos estúdios da TV Senado e da TV Câmara; encontro com as parlamentares da Bancada Feminina, além do evento de premiação, previsto para as 18 horas, no Salão Nobre da Câmara.
Esta segunda edição do concurso marca o sétimo aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). A primeira etapa foi lançada em 2013 pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados - composta pela Procuradoria da Mulher e pela Coordenação da Bancada Feminina - e pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial.