20/12/18 - Câmara disponibiliza estudo sobre financiamento da educação superior no Brasil

Um dos maiores desafios apontados é a ampliação da oferta de vagas no ensino superior para atingir meta estabelecida no Plano Nacional de Educação

Já está disponível para download gratuito a publicação "Financiamento da Educação Superior no Brasil: impasses e perspectivas", elaborada pelo Centro de Estudos e Debates Estratégico (Cedes) da Câmara dos Deputados, em parceria com associações universitárias, instituições de ensino públicas e especialistas dos Ministérios da Educação, de Ciência e Tecnologia e do Planejamento. A obra, que apresenta alternativas para o financiamento da educação superior no país, também pode ser comprada no site livraria.camara.leg.br

Desafios do ensino superior


Um dos maiores desafios apontados no estudo é a ampliação da oferta de vagas no ensino superior para atingir a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê elevar a participação de jovens entre 18 e 24 anos para 33% até 2024. Atualmente, o ensino superior alcança apenas 17% da população nessa faixa etária, abaixo do desejável.

Nesse sentido, o trabalho aborda temas relevantes como a questão da gratuidade no setor público, parcerias com instituições particulares e novas fontes de financiamento, como por exemplo, o aporte de recursos, a título de doação, de pessoas físicas e jurídicas às instituições de ensino superior, os chamados fundos patrimoniais, como ocorre em outros países. 

Cedes 

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos na área econômica, política e social do País. O Centro é formado por um colegiado de 22 parlamentares e um presidente.