20/11/2014 Programa “Participação Popular” recebe prêmio Engenho de Comunicação
O programa “Participação Popular”, da TV e da Rádio Câmara, ganhou o prêmio “Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia” na categoria Inovação Jornalística. Em sua 11ª edição, a premiação reconhece os profissionais que mais se destacam no jornalismo em Brasília. O “Participação Popular” tem apresentação do jornalista Fabrício Rocha, a direção de Iroã Simões e entrevistas com a repórter Carol Siqueira.
Produzido pela TV Câmara desde 2002, o “Participação Popular” passou a ser transmitido ao vivo em maio de 2011 e, no ano seguinte, passou a ser integrado com a Rádio Câmara. O programa discute, toda sexta-feira, assuntos diversos com o cidadão, que pode participar por meio do serviço 0800, do correio eletrônico, Twitter, Facebook ou por meio de entrevistas ao vivo com a reportagem do programa, que fica em local de grande movimento em Brasília.
A produção do programa traz especialistas, representantes da sociedade civil e um deputado, que participa sempre por telefone, para debater e responder as perguntas do cidadão. Neste ano, foram discutidos temas como voto facultativo, financiamento público de campanha, economia de água e música de raiz. O recorde de participação do cidadão, com 102 manifestações, foi no dia 18 de julho, com o tema Vitamina D.
O “Participação Popular” também conta com a parceria da Rede Legislativa de TV. Equipes de jornalismo das TVs das Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio Grande do Norte, Bahia e São Paulo e de outros estados participam, eventualmente, das produções do programa, trazendo as manifestações, ao vivo, de cidadãos de outras cidades do país.
Prêmio
Não há inscrições para o prêmio Engenho de Comunicação. É a própria comissão julgadora que faz as indicações, escolhe três finalistas em cada categoria e, desse grupo, define o vencedor. Na categoria Inovação Jornalística, concorreram com o “Participação Popular” os programas “Transitando”, da rádio Transamérica, e “Jota”, site de notícias sobre o Judiciário.
Ao todo, são dez categorias, entre elas, os melhores programas de rádio e de TV, o melhor blog e a melhor âncora. Além das premiações, há sempre uma homenagem especial que, neste ano, foi dedicada ao jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo.
A comissão julgadora desta edição foi presidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, e integrada pelo ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho, pelo presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, e pelo diretor da Universidade Católica de Brasília, Alexandre Kieling.
Serviço:
Participação Popular
Estreias (ao vivo) às sextas-feiras, das 18h às 19h
Reprises: sábado, à 0h e às 10h; domingo, às 17h30; segunda, às 8h30 e às 19h; terça, às 5h.
Como sintonizar a TV Câmara
Como sintonizar a Rádio Câmara
Página do programa “Participação Popular”