20/11/18 - Câmara recebe a exposição Arte Cidadã XII

Mostra coletiva representa a diversidade de histórias, técnicas e expressões

A Câmara dos Deputados inaugura, nesta quarta-feira (21), a exposição Arte Cidadã XII, com os artistas Ariel Busquila, Cláudio Victral, Hermano Ferro e Nazareno Pereira. A mostra coletiva, promovida pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, visa à pluralidade de ideias como ferramenta para provocar o debate, desenvolver o pensamento crítico e promover a cidadania. As obras podem ser vistas até o dia 19 de dezembro, das 9h às 17h, na galeria de arte do 10º andar do Anexo IV. 

Os artistas

Os quatro artistas são de diferentes lugares do Brasil. O paulistano Ariel Busquila apresenta o projeto Gêneros Contemporâneos. Com o uso abundante de cores, Busquila faz releituras de gêneros artísticos conhecidos, imprimindo neles sua própria marca. A utilização da espátula, que consigna tridimensionalidade às obras, é uma das características marcantes do seu trabalho.

Já a mostra Natureza na Janela, do mineiro Cláudio Victral, traz ao observador janelas simbólicas propostas pelo artista. Nelas há representações de elementos da natureza, da fauna e da flora e da passagem das estações do ano. Assim, Victral convida o público a inventar sua própria moldura interpretativa, de modo a conjugar sua interpretação à do artista.  

Em Encontros e Desencontros, o alagoano Hermano Ferro utiliza tinta acrílica em diferentes suportes, como tela, papelão e papel fotográfico. Com traços agressivos, dinâmicos e coloridos, as telas levantam reflexões sobre o que seria, dentro e fora da arte, antagônico ou convergente.

Por fim, em Retalhos da Emoção, o multiartista goiano Nazareno Pereira foge das funcionalidades costumeiras do tecido, como cobrir, vestir ou ornar, para utilizá-lo combinado à tela, justapondo retalho de tecido e pintura. Desse modo, suas composições ricas em cores evocam memórias de seu universo pessoal e retratam cenas cotidianas segundo seu olhar imaginativo.

Com as 54 obras apresentadas, o Centro Cultural Câmara dos Deputados encerra as exposições de 2018 selecionadas por edital.

Serviço

Exposição Arte Cidadã XII
Data:
 21 de novembro a 19 de dezembro
Local: Galeria de arte no 10º andar do Anexo IV
Horário: das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira