20/09/2013 Câmara celebra Dia Mundial sem Carro com audiência pública, palestra e ampliação do MOB-Bicicletas

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro, a Câmara dos Deputados, por meio do Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, realiza ações de incentivo à cultura da mobilidade urbana sustentável.

Na terça-feira (24), dois eventos estão programados: a ampliação do programa MOB-Bicicletas e a palestra "Cidade para Pessoas - Ciclovias e Mobilidade Sustentável", com a jornalista Natália Garcia. Na quarta (25), a Comissão de Desenvolvimento Urbano promove audiência pública com o tema "Qualidade do transporte público nas capitais brasileiras", às 11 horas, no Plenário 16.

O objetivo da comissão é discutir o crescimento desordenado das capitais brasileiras e a estrutura deficitária das cidades para absorver as demandas da população por serviços públicos eficientes. O debate em torno da qualidade dos transportes públicos no País tem o intuito de buscar alternativas para a melhoria da prestação desse serviço e torná-lo o meio mais viável e vantajoso de deslocamento nos grandes centros urbanos.

Cidade para pessoas
Natália Garcia, jornalista que ministrará a palestra "Cidade para Pessoas - Ciclovias e Mobilidade Sustentável", é especializada em planejamento urbano e tem como principal ferramenta de trabalho uma bicicleta dobrável, usada para explorar as cidades.

Criadora do projeto Cidades para Pessoas, ela percorreu 12 cidades pelo mundo (Copenhague, Amsterdam, Londres, Paris, Estrasburgo, Friburgo, Lyon, São Francisco, Portland, Cidade do México, Nova Iorque e Barcelona) em busca de boas ideias e boas práticas de planejamento urbano que pudessem inspirar cidades brasileiras. A palestra, que será transmitida pelo portal e-Democracia, ocorrerá no Plenário 7, das 9h30 às 12h.

MOB-Bicicletas
Lançado pela Câmara em 2012, em caráter experimental, o MOB Bicicletas tem o objetivo de oferecer infraestrutura de apoio ao ciclista. Alguns meses após o lançamento do projeto, a demanda superou a infraestrutura disponível de armários e paraciclos (suportes para estacionamento de bicicletas).

Em julho de 2013, havia cerca de 40 usuários cadastrados e 10 em fila de espera e, em alguns pontos da Casa, os 12 paraciclos disponíveis já não eram suficientes para a demanda crescente.

A proposta de ampliação dos serviços visa atender os usuários cadastrados e estimular novas adesões ao projeto de utilização de um meio de transporte sustentável e saudável, a bicicleta. Todos os cadastrados no MOB-Bicicletas (ciclistas e demais pessoas que utilizam meios não motorizados de deslocamento) passarão a ter a sua disposição 3 vestiários com chuveiro, 80 armários; 33 paraciclos.