20/06/24 - Congresso Nacional e Embaixada da Itália inauguram exposição de arte ítalo-brasileira

Público poderá ver pela primeira vez quatro painéis do pintor Cândido Portinari que foram criados especialmente para a sede da embaixada italiana

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal inauguram no dia 25 de junho, às 16h30, no Salão Negro do Congresso Nacional, a exposição Oltroceano, que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil. A mostra reúne obras de diferentes artistas, como Alfredo Volpi, Eliseu Visconti, Fulvio Pennacchi, Mario Zanini, Aldo Bonadei, Victor Brecheret, Anita Malfatti, Alfredo Ceschiatti, Glênio Bianchetti, Sergio Romagnolo e Lina Bo Bardi, entre outros. 

Realizada em parceria com a Embaixada da Itália, com a colaboração do Museu de Arte de Brasília, de colecionadores privados e da Frente Parlamentar Brasil-Itália, a exposição será aberta ao público a partir do dia 26 de junho e permanecerá até 14 de julho no Congresso. A entrada é gratuita.

As obras realçam a colaboração italiana para a atualização e a modernização da arte e do design brasileiros, do fim do Império até a contemporaneidade. Os italianos e seus descendentes estão entre os responsáveis pela implantação e consolidação de diversas vanguardas no país, desde o impressionismo até as linguagens mais contemporâneas da arte, passando por tendências modernistas, como a Semana de Arte Moderna de 1922.

Portinari

O destaque da exposição são quatro painéis do pintor Cândido Portinari, especialmente produzidos na década de 1930 para a sede da embaixada italiana – à época localizada no Rio de Janeiro –, considerados obras únicas na carreira do artista e expostos ao público pela primeira vez.

Segundo a curadoria da mostra, Portinari foi o mais importante pintor do país entre os anos 30 e 50 do século XX, e o primeiro com projeção internacional – foi convidado a criar os enormes painéis Guerra e Paz (1956) para o edifício da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

Serviço

Exposição “Oltroceano – 150 anos de arte ítalo-brasileira”

Local – Salão Negro do Congresso Nacional

Data – De 26 de junho a 14 de julho

Horário – 9h às 13h e 14h às 17h (de segunda a sexta) e 9h às 17h (sábados, domingos e feriados)

Entrada franca