20/06/22 - Iluminação laranja no Congresso alerta para risco de extinção de jumentos
O Congresso Nacional será iluminado de laranja nesta segunda-feira (20/6) a fim de chamar a atenção para o abate de jumentos, espécie que vem sendo reduzida no país em função do comércio internacional de pele – de cujo colágeno é extraído o ejiao, substância usada na medicina tradicional chinesa.
O comércio de pele de jumentos envolve captura ou compra, transporte irregular e confinamento até o momento do abate. Há registros de casos em que foram encontrados animais privados de água, alimento e cuidados veterinários. Além disso, durante esse processo, animais doentes, fêmeas prenhes e filhotes são abatidos de forma recorrente.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma média de 5 mil animais foram abatidos por mês na Bahia em 2021. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia estima que os jumentos estão sob ameaça de extinção. O Mapa constatou também que um único abatedouro foi responsável por eliminar 44 mil jumentos entre agosto de 2017 e setembro de 2018.
Informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2011, havia cerca de 974 mil jumentos no Brasil, população reduzida a cerca de 377 mil animais em 2017. A FAO (Food and Agriculture Organization), agência das Nações Unidas (ONU) para a agricultura e a alimentação, avaliou em 28% a redução da população de jumentos no Brasil entre 2008 e 2018.