20/05/2013 Centro Cultural da Câmara inaugura exposição fotográfica nesta segunda

As obras de Frederico Ozanan e Alan Nielsen ficarão expostas até o dia 14 de junho, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, na Galeria de Arte do 10º Andar do Anexo IV da Câmara. A entrada é franca.

O Centro Cultural da Câmara dos Deputados inaugura nesta segunda-feira (20/5) as exposições de fotografia A Natureza ainda é bela, de Frederico Ozanan, e Caminhando com Portinari, de Alan Nielsen. O mineiro Ozanam reuniu o material de sua exposição em um livro homônimo, que conta com 230 fotos de cenários naturais brasileiros. Já Nielsen retrata o universo presente nas paisagens e nos personagens da região de Brodowski, cidade do interior de São Paulo, onde nasceu o pintor Cândido Portinari.

As obras ficarão expostas até o dia 14 de junho, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, na Galeria de Arte do 10º Andar do Anexo IV da Câmara. A entrada é franca.

A Natureza ainda é bela
Mineiro de Araguari, o fotógrafo e geógrafo Frederico Ozanan Ribeiro Pinto estabeleceu os primeiros contatos com a fotografia em 1997, e seu processo de criação artística começou de forma intuitiva. Ozanan realizou 69 exposições individuais e publicou dois livros de fotografias.

As imagens obtidas com uma máquina fotográfica analógica durante os quatro anos de bacharelado e um ano de licenciatura plena totalizaram cinco anos de viagens e o livro de fotografias A Natureza ainda é bela,  tema desta exposição, com 230 fotografias de 15 estados brasileiros, registrando os biomas Caatinga, Mata-Atlântica, Pantanal e Cerrado. Lançada em 2009, sua segunda obra, Uberlândia ainda é bela, é um registro de imagens da zona rural do município mineiro, com suas belezas, encantos e mazelas provocadas pela ação do homem. Seu trabalho está disponível no site www.fredericoozanan.com.br

Caminhando com Portinari
Nascido em Bangladesh, Chittagon, em 1969, Alan Nielsen chegou ao Brasil em 1980. É formado em Comunicação Social e atualmente trabalha como fotógrafo em São Paulo. O universo da cidade de nascimento de Portinari foi a inspiração e o ponto de partida do trabalho de Nielsen. “Brodowski resiste às transformações e encanta até os dias de hoje. Compartilho com Portinari o fascínio por um Brasil rural na sua essência, que existe à margem da modernidade”, afirma. Nielsen questiona de que forma a fotografia poderá se aproximar do sentimento “profundo e inédito”, que fez com que a obra de Portinari se tornasse uma referência no país e fora dele.
Mais informações sobre o artista no site www.alannielsen.com.

 
SERVIÇO
Exposições: A Natureza ainda é bela, de Frederico Ozanan; e Caminhando com Portinari, de Alan Nielsen
Local: Galeria de arte do 10º Andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados
Visitação: 20 de maio a 14 de junho
Hora: 2ª a 6ª feira, das 09 às 17 horas
Entrada franca