20/03/25 - Congresso é iluminado de vermelho em campanha de alerta para mieloma múltiplo
O Congresso Nacional recebe iluminação vermelha hoje (20/3) em alusão à campanha Março Borgonha, dedicada à conscientização sobre o mieloma múltiplo, um câncer hematológico raro que representa entre 1% e 2% de todos os tipos de câncer e 15% dos cânceres hematológicos no mundo.
O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade sobre a doença e estimular a busca por diagnóstico precoce, o que é essencial para melhorar as taxas de sobrevida e o bem-estar dos pacientes.
O mieloma múltiplo é caracterizado pela proliferação descontrolada de plasmócitos na medula óssea. Os plasmócitos produzem anticorpos contra agentes infecciosos como vírus e bactérias. O tumor afeta mais comumente os ossos da coluna vertebral, o crânio, a pélvis, a caixa torácica e as áreas ao redor dos ombros.
De acordo com informações da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), embora esse seja um tipo de câncer mais comum em pessoas com mais de 60 anos, a doença também pode afetar adultos jovens.
Dor intensa nos ossos, fraturas frequentes, fadiga extrema e anemia são os principais sintomas da doença. O diagnóstico é feito por meio de vários exames, como hemograma, raio-x, eletroforese de proteínas séricas e biópsia. A identificação precoce dos sintomas é determinante para um bom tratamento, que vai depender da condição de saúde e da idade do paciente.