1º/11/2013 Congresso receberá iluminação azul em novembro para alertar sobre o câncer de próstata

O Congresso Nacional entrou na campanha de prevenção ao câncer de próstata e, a partir desta segunda-feira (4), receberá iluminação azul. A exemplo do que ocorreu no Outubro  Rosa – quando vários monumentos e prédios públicos em todo o País se iluminaram de rosa para chamar a atenção para o combate ao câncer de mama -, a Câmara e o Senado aderiram ao Novembro Azul.

Os edifícios serão iluminados após a realização de sessão solene do Congresso, na segunda-feira, às 17h, no Plenário do Senado, para homenagear o trabalho de conscientização promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que coordena a campanha.

Na terça-feira, a Câmara dos Deputados lançará a Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, com a coordenação do deputado Jorge Silva (Pros-ES). “A SBU tem se reunido com os parlamentares desde o ano passado e demonstrado as dificuldades de acesso do homem ao sistema de saúde pública. É preciso estar atento”, avalia o parlamentar, que é médico urologista. A cerimônia de lançamento da frente está marcada para as 17h30, no Plenário 7.

Estatísticas
De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já estão em estado avançado. Se descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi.

Pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2009, a pedido da SBU, constatou que o preconceito com o exame de toque ainda é muito forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. Por isso, desde 2012, a sociedade promove o Novembro Azul em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

Segundo o presidente da instituição, a SBU vai sugerir que os parlamentares apresentem um projeto de lei prevendo a criação de Centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS.