1º/10/2013 Câmara seleciona propostas de aplicativos em maratona hacker para transparência legislativa

A maioria das sugestões do Hackathon trata da transparência do processo legislativo e busca mostrar de uma forma mais clara a atuação parlamentar em geral. Fase final do concurso será entre 29 de outubro e 1º de novembro.

A Câmara dos Deputados selecionou 50 de 99 sugestões de aplicativos para aumentar a transparência na divulgação do trabalho parlamentar e colaborar para a compreensão do processo legislativo. As ideias apresentadas para a maratona hacker, Hackathon, foram enviadas por 183 programadores e desenvolvedores de todo o País para a iniciativa, que faz parte das comemorações dos 25 anos da Constituição Federal.

A fase final do concurso ocorrerá de 29 de outubro a 1º de novembro em um ambiente hacker dentro do prédio da Câmara, com internet de alta velocidade e projetores multimídia. Os aplicativos serão desenvolvidos a partir dos dados disponíveis no portal da Câmara na internet e de outras bases públicas.

Uma comissão avaliadora formada por um parlamentar, técnicos da Casa e representantes da sociedade vai escolher os três vencedores, que receberão, cada um, R$ 5 mil de prêmio - com patrocínio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).

Transparência
A maioria das sugestões trata da transparência do processo legislativo e busca mostrar de uma forma mais clara a atuação parlamentar em geral. Foi selecionado, por exemplo, projeto que permite a qualquer pessoa pesquisar e monitorar os deputados, a partir de um dispositivo móvel, em itens como assiduidade, projetos apresentados e até doações recebidas em campanha.

Outro projeto finalista prevê aplicativo que tem como objetivo divulgar a tramitação de uma proposição, com o intuito de possibilitar que os cidadãos possam acompanhar e interferir no processo de elaboração de uma lei.
Entre os aplicativos selecionados, há ainda a criação de um mapa da seca no Brasil para monitoramento pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara; e proposta para acompanhar a atuação parlamentar da bancada feminina com projetos e votações.

Participação não competitiva
A comissão avaliadora do Hackathon decidiu que os inscritos cujos projetos não foram selecionados poderão desenvolver suas propostas e participar da maratona de maneira não competitiva, sem direito a concorrer aos prêmios em dinheiro. Caso desejem, estes participantes poderão enviar as propostas para o e-mail hackathon@camara.leg.br até o dia 8 de novembro de 2013, com direito a certificado de participação.

Os projetos que tiverem a pertinência atestada pela comissão avaliadora poderão ser divulgados e publicados como aprovados na página oficial do Hackathon no portal da Câmara na internet. Também foi aberto um fórum de discussão para o livre debate sobre as ideias apresentadas na fase de inscrição.

Parlamento aberto
O coordenador da comissão organizadora do concurso, Cristiano Ferri, espera que a iniciativa estimule outros órgãos públicos a adotar ações semelhantes. “Queremos estimular os órgãos públicos e outros parlamentos a convidar essa sociedade de inovadores que está querendo mudança, que está querendo uma nova visão de parlamento, um parlamento mais aberto e participativo”, afirmou.

Dia 8 de novembro é a data limite para os ganhadores apresentarem a versão final de seus aplicativos. Segundo Ferri, os vencedores receberão o prêmio do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, em dezembro.