19/11/25 - Congresso será iluminado na cor laranja a partir de amanhã
O Congresso Nacional ganha iluminação laranja de quinta-feira (20/11) até segunda-feira (24/11) em celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher – e também em apoio à campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
Zumbi
Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra está relacionado com a data em que o líder do Quilombo dos Palmares teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi dos Palmares é considerado um símbolo da luta e da resistência dos negros ao regime escravocrata e ao racismo.
As ações em torno da data visam alertar para a necessidade de políticas públicas efetivas e iniciativas sociais para punir atos racistas, combater o racismo estrutural e reconhecer a influência e a importância da presença da cultura de origem africana no Brasil. A Lei 14.759/23 transformou o 20 de novembro em feriado nacional, e a data se tornou um símbolo da luta pela igualdade racial e pelo reconhecimento pleno dos direitos da população negra.
Mulher
O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher é celebrado em 25 de novembro. De acordo com a ONU Mulheres Brasil, a violência contra mulheres e meninas afeta uma em cada três mulheres, o que torna o problema uma emergência global de direitos humanos.
Apoiada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a campanha nacional "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro. O início se dá no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, e se encerra na data da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro de 1948). Neste ano, o tema da campanha é “UNA-se para Acabar com a Violência Digital contra Todas as Mulheres e Meninas”.
DPOC
A iluminação laranja também fará referência ao Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), celebrado na terceira quarta-feira de novembro. A DPOC é uma inflamação nos pulmões e tem no enfisema pulmonar e na bronquite crônica os tipos mais comuns. Ela destrói os alvéolos pulmonares, que não se regeneram, tornando impossível a cura. A conscientização é essencial para a prevenção e o diagnóstico precoce, que ajuda no tratamento e retarda a progressão da doença.
A doença resulta de exposição prolongada a substâncias irritantes, como o fumo. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumonia e Tisiologia (SBPT), o uso de cigarros eletrônicos é um dos fatores que explicam o fenômeno recente do surgimento precoce da doença em pessoas com menos de 50 anos.