19/09/2013 Parlamento Jovem Brasileiro começa na próxima segunda-feira

Na abertura do evento, que terá a participação de 78 estudantes de todo o país, o deputado e professor Chico Alencar ministrará aula sobre a redemocratização do País a partir da Constituição de 1988.

Tem início na próxima segunda-feira (23), na Câmara dos Deputados, a 10ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Na abertura do evento, marcada para as 9h no auditório Nereu Ramos, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que é escritor e professor, irá ministrar um aulão sobre a história recente do Brasil, com destaque para o processo democrático instalado no País a partir da Constituição de 1988.

Chico Alencar é escritor e coautor de pelo menos 26 títulos didáticos e paradidáticos. O livro “História da Sociedade Brasileira”, escrito em coautoria com Lucia Carpi e Marcus Venício Ribeiro, é uma referência no estudo e ensino de história e é adotado como livro-texto em diversas escolas desde o início dos anos 1990.

O parlamentar é também autor de obras como "Brasil Vivo" (em coautoria com Marcus Venício Ribeiro e Claudius), "BR-500" e "Educar na Esperança em Tempos de Desencanto" (com Pablo Gentili). Escreveu também livros infanto-juvenis, como "A semente do Nicolau". À época da Constituinte, Chico Alencar escreveu “Passarinhos e Gaviões – uma Fábula da Democracia”.

Processo democrático
Entre 23 e 27 de setembro, 78 estudantes de 16 a 22 anos vivenciarão o debate democrático como deputados jovens. Eles participarão de todas as etapas do processo legislativo, como a discussão dos projetos nas comissões e votação em Plenário.

Neste ano, o programa bateu recorde de inscritos, com 1.631 projetos de lei encaminhados por jovens de todo o País. O Amazonas foi o estado com maior número de inscritos: 300 estudantes. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 212 alunos; seguido de Rondônia, com 168; Pernambuco, com 144; e Rio de Janeiro, com 115 inscritos. Dos 78 estudantes selecionados, 58 (74,4%) são de escolas públicas.

Educação é destaque
O destaque em 2013 são os projetos na área de educação – 31 dos 78 selecionados –, que estabelecem, por exemplo, a adequação de materiais escolares para alunos com deficiência e a obrigatoriedade da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos currículos nacionais.

Também se destacam proposições nas áreas de saúde, meio ambiente e inclusão social. Os jovens parlamentares se preocuparam, por exemplo, com a coleta de resíduos eletrônicos, os direitos de crianças e adolescentes, o transporte gratuito para estudantes do interior e a instalação de usinas incineradoras para fins energéticos.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência. Neste ano, foi criado um canal de comunicação entre os estudantes e a Câmara dos Deputados: a fan page do Parlamento Jovem Brasileiro no Facebook.