19/08/25 - Congresso recebe iluminação especial em apoio às pessoas em situação de rua

O Congresso Nacional será iluminado de vermelho na noite de hoje (19/8) em referência ao Dia da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. O objetivo é defender a dignidade e os direitos dessas pessoas, bem como promover sua inclusão nas políticas públicas de natureza social – como aquelas orientadas para as áreas de saúde, moradia, trabalho e assistência social, entre outras.

A data remete à Chacina da Praça da Sé, ocorrida entre 19 e 22 de agosto de 2004, na cidade de São Paulo, quando 15 pessoas em situação de rua foram atacadas enquanto dormiam – sete morreram. O caso teve ampla repercussão nacional e internacional e motivou mobilizações em defesa dos direitos dessa população.

Segundo pesquisa do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais, que analisou dados de março de 2025 do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, atualmente existem 335.151 pessoas vivendo nas ruas do Brasil. Destas, 9.933 são crianças e adolescentes, 294.467 têm entre 18 e 59 anos e 30.751 são idosos. A maioria (84%) são cidadãos do sexo masculino.