19/08/2013 Programa de educação política da Câmara divulga lista dos 78 estudantes que participarão do Parlamento Jovem
A Câmara dos Deputados já selecionou os 78 estudantes que representarão os estados brasileiros em 2013, na edição de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. Este ano, o recorde de inscrições do programa foi superado e chegou ao número de 1.631 mil projetos de lei encaminhados por jovens de todo o país. O resultado oficial com a lista dos selecionados está disponível na página do Parlamento Jovem 2013 a partir desta segunda-feira (19).
Nessa primeira fase, os estudantes, de 16 a 22 anos, se inscreveram em suas escolas e enviaram os projetos para avaliação das Secretarias de Educação dos estados. O Amazonas foi o estado com maior número de inscritos, com um total de 300 estudantes. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 212 alunos; seguido de Rondônia, com 168; Pernambuco, com 144; e Rio de Janeiro, com 115 inscritos. Dos 78 estudantes, 58 (74,4%) são de escolas públicas.
Educação é destaque
Os projetos finais foram escolhidos por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados, analisados e classificados de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza. Este ano, o destaque ficou para projetos voltados para a área de educação - 31 dos 78 -, que pedem, por exemplo, a adequação de materiais escolares para alunos portadores de necessidades especiais e a obrigatoriedade da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos currículos nacionais.
Depois, seguiram-se propostas que pedem modificações em projetos de lei já existentes, projetos na área de saúde, meio ambiente e inclusão social. Os jovens parlamentares se preocuparam, por exemplo, com a coleta de resíduos eletrônicos, o direito das crianças e adolescentes, o transporte gratuito para estudantes do interior e a instalação de usinas incineradoras para fins energéticos.
Processo democrático
Entre 23 e 27 de setembro, os 78 jovens participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e participação política por meio da vivência do processo democrático.
O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe onze parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência. Neste ano, foi criado um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fan page do Parlamento Jovem Brasileiro.