19/08/2013 Programa de educação política da Câmara divulga lista dos 78 estudantes que participarão do Parlamento Jovem

Edição de 2013 bateu recorde de inscritos, com 1.631 projetos de lei enviados por estudantes de todo o País; jornada parlamentar dos jovens ocorrerá entre 23 e 29 de setembro.

A Câmara dos Deputados já selecionou os 78 estudantes que representarão os estados brasileiros em 2013, na edição de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. Este ano, o recorde de inscrições do programa foi superado e chegou ao número de 1.631 mil projetos de lei encaminhados por jovens de todo o país. O resultado oficial com a lista dos selecionados está disponível na página do Parlamento Jovem 2013 a partir desta segunda-feira (19).

Nessa primeira fase, os estudantes, de 16 a 22 anos, se inscreveram em suas escolas e enviaram os projetos para avaliação das Secretarias de Educação dos estados. O Amazonas foi o estado com maior número de inscritos, com um total de 300 estudantes. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 212 alunos; seguido de Rondônia, com 168; Pernambuco, com 144; e Rio de Janeiro, com 115 inscritos. Dos 78 estudantes, 58 (74,4%) são de escolas públicas.

Educação é destaque
Os projetos finais foram escolhidos por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados, analisados e classificados de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza. Este ano, o destaque ficou para projetos voltados para a área de educação - 31 dos 78 -, que pedem, por exemplo, a adequação de materiais escolares para alunos portadores de necessidades especiais e a obrigatoriedade da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos currículos nacionais.

Depois, seguiram-se propostas que pedem modificações em projetos de lei já existentes, projetos na área de saúde, meio ambiente e inclusão social. Os jovens parlamentares se preocuparam, por exemplo, com a coleta de resíduos eletrônicos, o direito das crianças e adolescentes, o transporte gratuito para estudantes do interior e a instalação de usinas incineradoras para fins energéticos.

Processo democrático
Entre 23 e 27 de setembro, os 78 jovens participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e participação política por meio da vivência do processo democrático.

O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe onze parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência. Neste ano, foi criado um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fan page do Parlamento Jovem Brasileiro.