19/06/2013 Documentário da TV Câmara, que estreia no sábado (22), aborda tratamento de alta complexidade no SUS

A TV Câmara estreia, no sábado (22 de junho), às 21h, o terceiro episódio da série de documentários “Estado de Saúde”. Focado nos atendimentos de alta complexidade oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o episódio “Tratamento” retrata o dia-a-dia de três pacientes: Maria Lúcia, que tem câncer e está em tratamento há 13 anos em Olinda (PE); Terezinha, jovem de 21 anos, vítima de AVC, em recuperação em Panelas (PE); e Ana Lúcia, que se submete a sessões de hemodiálise regularmente enquanto espera por um transplante de rim, no Distrito Federal.

O episódio foi dirigido pelo cineasta Guga Caldas, formado em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP), autor dos filmes “A Farsa do Acre”, “A menina metalinguística e o garoto melancólico” e “A florista do outro lado da praça”, premiados no CineEsquemaNovo e no Festival de Santa Maria, entre outros.

Três frentes de atuação
Estado de Saúde é uma série de três documentários de média metragem que lança um olhar clínico sobre as três principais frentes de atuação da saúde pública no Brasil: Prevenção, Emergência e Tratamento.

Realizado pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara, o projeto tem como objetivo traçar um panorama de como funciona o sistema de saúde no Brasil, com foco no SUS, que atende cerca de 80% da população brasileira.

Para realizar a série, equipes da TV Câmara registraram de perto o funcionamento do SUS nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A linha editorial que guiou os documentários optou pelo foco nos pacientes e nos profissionais da área, partindo do ponto de vista de quem vive diariamente essa realidade.

O episódio terá reprises no domingo (23/06), às 2h, às 13h30 e às 19h30; e na quinta-feira (27/06), às 22h00

Mais informações de como sintonizar a TV Câmara no endereço:
https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=SINTONIZANDO&selecao=SINTONIZANDO