19/04/2013 Inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento começam em 26 de abril

Destinado a professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo território nacional, o programa de capacitação oferece 216 vagas para a primeira fase.

Entre 26 de abril e 26 de maio, estarão abertas as inscrições para a 3ª edição do “Missão Pedagógica no Parlamento”. O programa aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em particular, ao Parlamento.

 

O objetivo é criar uma rede nacional de professores que valorizem a inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas, além de fornecer aos educadores subsídios didáticos que contribuam para a inserção de temas relativos à democracia, à cidadania e ao Poder Legislativo no cotidiano escolar. O programa também busca contribuir para o fortalecimento da imagem institucional da Câmara dos Deputados como guardiã e defensora da democracia.

 

Para participar, o interessado deve estar trabalhando como professor regente em escola pública, possuir graduação concluída e ter interesse em discutir com os alunos temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo.

 

Cursos a distância e presenciais
O programa é dividido em duas unidades. A Unidade Introdutória possui carga horária de 30 horas e é realizada na modalidade de Educação a Distância. Serão 216 vagas, oito para cada estado e Distrito Federal. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição dos interessados.

 

Já a Unidade de Aprofundamento possui carga horária de 90 horas, sendo 40 presenciais e 50 a distância. São oferecidas 54 vagas para os professores com melhores desempenhos na Unidade Introdutória, sendo duas vagas por estado e DF.

 

A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados para a Unidade de Aprofundamento possam participar do Encontro Presencial em Brasília, no período de 26 a 30 de agosto.

 

Os formulários para inscrição estarão disponíveis a partir de 26 de abril no endereço www.camara.gov.br/edulegislativa.