18/12/2014 - Câmara divulga vencedores do Hackathon de Gênero e Cidadania
O Laboratório Hacker e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados anunciaram hoje os dois projetos vencedores do Hackathon de Gênero e Cidadania: “Minha voz” e “Dona Maria”. Os vencedores ganharam uma viagem para a sede do Banco Mundial, em Washington, a fim de conhecer iniciativas de democracia digital e e-cidadania. A premiação das equipes que desenvolveram os aplicativos está prevista para março de 2015, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher.
O programa “Minha Voz” (https://minhavoz.com/ ) foi selecionado entre oito propostas apresentadas na linha "Violência Contra a Mulher". Além de mapear os serviços públicos disponíveis para vítimas de violência do sexo feminino, o aplicativo conta com espaços para depoimentos e incentivo a denúncias. Os autores são Salete Silva Farias, Daniela Silveira Rozados da Silva e Rafael Reis da Silva, com colaboração de Camila Lainetti.
Na linha “Políticas de Gênero Relacionadas à Participação, Representatividade e Transparência”, o programa “Dona Maria” (https://donamaria.herokuapp.com/ ) concorreu com outros 11 projetos. O aplicativo visa conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero no processo eleitoral, inclusive no que diz respeito ao financiamento de campanhas, e promover uma rede de apoio a candidaturas femininas. Edmundo Matheus Santana, Isadora Forte Barros e Yves Henri Souto Maior Sales Bouckaert compõem a equipe que desenvolveu a solução.
Organizado pelo Laboratório Hacker e pela Secretaria da Mulher, o Hackathon de Gênero e Cidadania teve 165 inscritos e 75 propostas de aplicativos. A participação feminina surpreendeu: metade dos 46 participantes selecionados é do sexo feminino. Considerado uma maratona hacker, destinada a desenvolver aplicativos voltados para a cidadania, o evento ocorreu entre 24 e 28 de novembro, no Salão Branco da Câmara dos Deputados.