18/08/21 - Audiência pública debate uso de tecnologias de informação na Educação
A Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (19), às 15h, o debate “Formação universitária, inicial e continuada, e uso de tecnologias da informação e comunicação (TICS) e metodologias de ensino inovadoras”. O objeto da audiência pública é discutir ações para a melhoria da formação universitária no que diz respeito à atualização das diretrizes curriculares para a inclusão ou aperfeiçoamento de tópicos relacionados a TICs, a metodologias de ensino inovadoras e à cultura digital.
Outro foco de discussões da audiência são as dificuldades enfrentadas pelos alunos, professores, pesquisadores e gestores nas universidades e institutos federais de ensino relacionadas ao uso de TICs na graduação, na pesquisa e na extensão. Os debatedores também farão uma análise crítica das estratégias em andamento sobre o assunto e dos exemplos de boas práticas ou modelos de sucesso.
A audiência pública faz parte das atividades do grupo de estudo “Tecnologias na Educação: Construção de Políticas Públicas para o Ensino”, conduzido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES), que tem como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na Educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital no setor.
O debate será transmitido pelo e-Democracia.
Palestrantes convidados
- Waldemiro Grewski - Presidente do Conselho dos Reitores das Universidades (Crub)
- Robério Rodrigues Silva - Vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop)
- Marcus Vinicius David - Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)
- Rivânia Lucia Moura de Assis - Presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN)
- Flávia Calé da Silva - Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)
- Thais Falone - Diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE)