18/08/21 - Audiência pública debate uso de tecnologias de informação na Educação

Evento faz parte das atividades do grupo de estudo da Câmara dos Deputados que analisa uma política nacional de tecnologia para o setor.


A Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (19), às 15h, o debate “Formação universitária, inicial e continuada, e uso de tecnologias da informação e comunicação (TICS) e metodologias de ensino inovadoras”. O objeto da audiência pública é discutir ações para a melhoria da formação universitária no que diz respeito à atualização das diretrizes curriculares para a inclusão ou aperfeiçoamento de tópicos relacionados a TICs, a metodologias de ensino inovadoras e à cultura digital.

Outro foco de discussões da audiência são as dificuldades enfrentadas pelos alunos, professores, pesquisadores e gestores nas universidades e institutos federais de ensino relacionadas ao uso de TICs na graduação, na pesquisa e na extensão. Os debatedores também farão uma análise crítica das estratégias em andamento sobre o assunto e dos exemplos de boas práticas ou modelos de sucesso.

A audiência pública faz parte das atividades do grupo de estudo “Tecnologias na Educação: Construção de Políticas Públicas para o Ensino”, conduzido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES), que tem como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na Educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital no setor.

O debate será transmitido pelo e-Democracia.

Palestrantes convidados

- Waldemiro Grewski - Presidente do Conselho dos Reitores das Universidades (Crub)
- Robério Rodrigues Silva - Vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop)
- Marcus Vinicius David - Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)
- Rivânia Lucia Moura de Assis - Presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN)
- Flávia Calé da Silva - Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)
- Thais Falone - Diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE)