18/07/25 - Câmara quer ouvir a sociedade sobre nova TV 3.0
A TV Câmara quer ouvir ideias e propostas dos cidadãos para a implementação dos novos sistemas de TV 3.0, que integram o sinal de TV com a internet e permitem maior interatividade com o telespectador. As ideias e sugestões podem ser enviadas pelo e-mail tv@camara.leg.br ou comunicadas pelo telefone 0800-0-619-619, o Disque-Câmara. A ligação é gratuita.
A TV 3.0 – ou Digital Television+ (DTV+) – permitirá que a emissora do legislativo brasileiro ofereça mais serviços à sociedade, como na participação cidadã em debates sobre temas relevantes para o país.
O novo padrão tecnológico de TV deverá ser adotado em meados de 2026.
Vantagens
A TV 3.0 é a evolução da TV digital que existe hoje. Ela terá qualidade de imagem e de som muito superior à atual e mais recursos de interatividade. O telespectador terá mais controle sobre a programação e acesso a maior variedade de conteúdo, com a possibilidade de controlar a programação.
Para as emissoras públicas, o novo modelo democratizará o acesso à informação, uma vez que a TV 3.0 levará ao público dados de qualidade sobre temas importantes, como educação, saúde e cidadania. Além do aumento da participação dos cidadãos, haverá benefícios também nos campos da cultura e da diversidade, já que o modelo permite oferecer programação rica e variada.
O público poderá interagir com conteúdo da TV aberta, como votar em enquetes e até comprar produtos exibidos ao vivo, no caso das emissoras privadas; e não será necessária conexão à internet para usufruir de algumas das vantagens da TV 3.0.
O novo modelo também possibilitará a segmentação geográfica dos telespectadores brasileiros: emissoras poderão reutilizar o mesmo canal de TV para transmitir conteúdos distintos em áreas geográficas adjacentes.