18/07/25 - Câmara promove visitação interativa para crianças durante as férias de julho

Projeto é voltado para público entre 6 e 12 anos. O visitante mirim deve estar acompanhado por um responsável

A Câmara dos Deputados promove, de 19 de julho a 3 de agosto, o projeto “Criança no Congresso – Visitação Interativa Temporária” para oferecer uma experiência educativa e lúdica para o público infantil - entre 6 e 12 anos. A ideia é proporcionar um ambiente onde os pequenos possam aprender como a Câmara funciona usando cenários e tecnologias que recriam ambientes importantes da instituição.

Atrações

No Edifício Principal, as crianças encontrarão diversas atrações:
- uma minitribuna do Plenário, para simulação de um discurso como se fossem deputados, e os responsáveis poderão tirar fotos;
- um estúdio de rádio mirim, onde os responsáveis poderão gravar as crianças narrando uma "notícia" de verdade;
- um espaço da TV Câmara kids, com um cenário de telejornal para que os responsáveis gravem as crianças dando uma saudação ou falando um texto; e
- o Cantinho do Plenarinho, com revistas e joguinhos físicos e outros.

É obrigatório que as crianças estejam acompanhadas por um responsável durante toda a permanência no espaço. Não há previsão de monitores individuais. 

Visitação nas férias

De 21 a 31 de julho, a visitação ao Palácio do Congresso Nacional oferecida ao público em geral funcionará diariamente, por ordem de chegada, das 9h às 17h. Os grupos saem a cada meia hora, e o acesso ocorre pela rampa do Congresso Nacional. A duração é de cerca de 50 minutos.

Na visita, os cidadãos conhecem as instalações do Poder Legislativo, como os plenários da Câmara e do Senado, os salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e os salões Nobres das duas Casas. Também recebem informações sobre as obras de arte do acervo do Congresso, criadas por artistas como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.

Todos os visitantes acima de 12 anos precisam ser identificados individualmente, mediante a apresentação de documento oficial com foto.  Estrangeiros podem apresentar passaporte ou, quando integrante do Mercosul, documento de identificação oficial do país de origem. Não é permitida a apresentação de fotos dos documentos.

A visitação é um programa gratuito e ocorre de forma integrada entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Serviço

Criança no Congresso – Visitação Interativa Temporária

Data: 19 de julho a 3 de agosto
Horário: das 9h às 17h
Local: Edifício Principal
Obs: Não é necessário fazer inscrição. O local destinado à visitação infantil tem capacidade limitada.

Visitação público em geral

Data: 21 a 31 de julho
Horário: das 9h às 17h
Local: Edifício Principal
Não há necessidade de agendamento