18/04/2013 Confira a programação da Rádio Câmara e da TV Câmara de 22 a 28 de abril

Orçamento impositivo, falta de médicos em cidades de interior, cartunismo político, mobilidade urbana, segurança na Copa e Olimpíada e muita música. A Rádio e TV Câmara apresentam, na semana de 22 a 28 de abril, debates e entrevistas com parlamentares, especialistas, artistas e estudantes sobre os mais diversos temas, de economia à arte.
Confira abaixo a programação dos veículos.


RÁDIO CÂMARA E TV CÂMARA

Eis a Questão
Tema: Publicidade do cigarro

A publicidade de tabaco não apenas leva ao aumento do consumo como influencia fortemente o público jovem. O deputado Marçal Filho (PMDB-MS) propõe apresentar as imagens impressas em todas as laterais dos maços e embalagens de cigarro, dentro da campanha do governo para combater o fumo. Mas será que essas imagens em excesso vão impedir o ingresso dos jovens no vício?
O programa estreia na TV Câmara no dia 22 de abril, 21h30; e na Rádio Câmara dia 25, 7h, com reprise às 11h.

Expressão Nacional
Tema: Orçamento impositivo

Os deputados querem ver aprovada neste ano a proposta que torna o orçamento público da União impositivo - ou seja, o que for aprovado pelo Congresso terá de ser executado contingenciamento dos recursos. Mas o governo, que trabalha com um orçamento apertado e praticamente todo com destino certo, não concorda. Por ano, deputados e senadores têm direito a destinar R$ 15 milhões para obras e acreditam que eles conhecem melhor que ninguém os problemas em seus estados.
O programa será exibido ao vivo pela TV Câmara e pela Rádio Câmara às 21h30 de terça-feira (23/04). Você pode mandar perguntas pelo 0800-619619, expressaonacional@camara.leg.br e pelo twitter @xnacional.

Participação Popular
Tema: Por que faltam médicos nas pequenas cidades do Brasil? 

Uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Medicina, em 2011, aponta a Amazônia Legal como a região mais carente do país em números de profissionais de saúde em relação ao número de habitantes. A média nacional é de três profissionais a cada mil moradores, na Amazônia Legal a taxa chega a apenas 1,86 médicos por mil habitantes. O Brasil é um dos países que mais tem faculdade de Medicina e assim mesmo existe essa discrepância na quantidade de médicos no Sudeste, onde há muitos profissionais, e poucos no Norte e no Nordeste. Como resolver essa questão?
Esse é o tema que o Participação Popular vai discutir na sexta-feira (26 de abril), às 18h, direto de Salvador, BA.
Mande sua perguntas, suas sugestões para 0800-619619 ou pelo e-mail participacaopopular@camara.leg.br.

----------------

RÁDIO CÂMARA

Comitê de Imprensa
Série: Cartunismo político, humor e ilustrações na mídia impressa
Convidado: Caco Galhardo, quadrinista e ilustrador.

O terceiro programa da série especial do Comitê de Imprensa sobre os grandes cartunistas brasileiros entrevista Caco Galhardo. Atualmente ele publica seu trabalho na Folha de S.Paulo e é autor de personagens como Pescoçudos; Lili, a Ex-; Chico Bacon; entre outros.
Terça-feira, 23 de abril, às 7h e às 11h05.

Palavra de Especialista
Tema: Mobilidade Urbana
Convidado: Marcos de Sousa, editor do Portal Mobilize

Com o propósito de estimular o debate público sobre o tema da mobilidade urbana no Brasil, o Portal Mobilize apresentou  o resultado de uma pesquisa com base em vários indicadores – estrutura cicloviária, metrô, ônibus acessíveis, calçadas, rampas para cadeirantes, arborização, acidentes, etc. – que cobre as principais cidades do país. Com base nos dados coletados o editor do Portal, Marcos de Sousa, falou ao Palavra de Especialista.
Quarta-feira, 24 de abril às 7h. Reprise às 11h05

Conversa sobre Política
Série: Comportamento parlamentar
Tema: – Incentivos para atuação partidária entre os parlamentares
Entrevistado: Leany Lemos, doutora em Estudos Comparativos das Américas pela Universidade de Brasília e servidora do Senado Federal.

O Conversa sobre Política desta semana analisa o comportamento parlamentar no Congresso e os incentivos que existem para uma atuação partidária. Os partidos são relevantes para a atividade parlamentar? Em que medida os representantes eleitos respondem às demandas da população? Um deputado disciplinado precisa deixar de lado as políticas locais? Estas são algumas das questões discutidas pela cientista política Leany Lemos.
Sexta-feira, 26 de abril às 7h. Reprise às 11h05.

Lance Legal
Tema: Legado da Copa e das Olimpíadas na área de segurança pública
Convidado: Carlos Costa Gomes, professor da Universidade de Salvador e coordenador do Observatório de Segurança Pública da Bahia.

O tema do Lance Legal de sábado (27 de abril) é segurança pública. Será que as ações para preparar o Brasil para a Copa e as Olimpíadas vão ser duradouras, trazendo mais segurança para as ruas das nossas cidades? Na opinião do coordenador do Observatório de Segurança Pública da Bahia, Carlos Costa Gomes, as medidas tomadas até agora visam a garantir segurança apenas durante os eventos.
Sábado, 27 de abril, às 18h.

Aplauso
Convidada: Badi Assad

“Amor e Outras Manias Crônicas” é o nome do décimo primeiro CD de Badi Assad, entrevistada deste fim de semana, no programa Aplauso da Rádio Câmara (96,9 FM). A cantora, compositora e violonista está completando 20 anos de carreira internacional, mas inaugura com este álbum uma nova fase. Badi, que sempre esteve no casting de gravadoras multinacionais, agora é dona do próprio selo (Quatro Ventos).
Sábado, 27 de abril, às 11h. Domingo, 22h.

------------

TV CÂMARA

Comitê de Imprensa
Série: Cartunismo político, humor e ilustrações na mídia impressa
Convidado: Orlando Pedroso, quadrinista e ilustrador

O quarto programa da série especial do Comitê de Imprensa sobre os grandes cartunistas brasileiros entrevista o ilustrador e artista gráfico Orlando Pedroso. Membro da diretoria da Sociedade dos Ilustradores do Brasil, o artista aborda o papel da ilustração na mídia impressa e o desafio de representar em imagens uma notícia ou artigo. Quinta-feira, 25 de abril, 21h30.

Lance Legal 
Tema: Financiamento e formação atletas no Brasil

Neste programa, vamos mostrar a história do arqueiro Daniel Xavier, de Belo Horizonte, que disputou os Jogos Olímpicos de Londres e integra a primeira seleção brasileira desse esporte. A equipe foi formada em 2011, dentro do programa Masterplan 2016, que pretende trazer medalhas olímpicas para o Brasil no arco e flecha. Mas, apesar dos bons resultados, Daniel e o Masterplan ainda contam com poucos patrocínios privados.
Sexta-feira, 26 de abril, 21h30.

Câmara Ligada
Tema: Politicamente (In)correto

Às vezes, a gente ri de uma piada ou de programa de TV e depois fica sabendo que aquele conteúdo foi classificado de politicamente incorreto. Será que nossa liberdade de expressão está sendo censurada? Ou será que alguns limites estão sendo desrespeitados? Sobre ser ou não politicamente correto, o programa Câmara Ligada convidou a irreverente Banda UÓ; Pedro Arantes, diretor do documentário “O Riso dos Outros”; Sabrina Korgut, atriz do seriado Pé na Cova; e a deputada Erika Kokay (PT-DF), além de 120 estudantes do Ensino Médio de Brasília.
Sexta-feira, 27 de abril, 23h.

Talentos
Entrevista: Marcelo Café

O convidado do programa Talentos é o cantor Marcelo Café. Carioca radicado em Brasília, o cantor e compositor Marcelo Café apresenta um repertório de samba, samba-rock, forró e outros ritmos brasileiros. Em 2013, Marcelo Café, acompanhado pela banda Expresso Jazz-Samba,  lança seu primeiro CD autoral.
Sábado, 27 de abril, 23h.