18/03/25 - Congresso se ilumina de azul para alertar sobre câncer de intestino

O Congresso Nacional recebe iluminação azul hoje (18) – a partir das 23h – e amanhã (19) em apoio à campanha Março Azul 2025: Prevenção do Câncer de Intestino. A iniciativa visa promover a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer colorretal já nos primeiros estágios da doença.

Segundo especialistas, esse tipo de câncer, que afeta o intestino grosso e o reto, é o terceiro tumor que mais mata no Brasil e atinge mais de 45 mil pessoas por ano no país. A doença acomete principalmente homens e mulheres a partir do 45 anos e pessoas com histórico familiar.

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, incluindo tabagismo, consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sedentarismo, baixo consumo de cálcio, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e histórico familiar.

Com diagnóstico precoce, especialmente por meio de exames como pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia, o câncer de intestino tem até 90% de chance de cura. Os sintomas incluem presença de sangue nas fezes, mudanças nos hábitos intestinais, dor abdominal e perda de peso inexplicada, entre outros indicadores.