17/12/25 - Visitantes do Congresso Nacional podem usar “orelhão” para sugerir músicas à Rádio Câmara
Um telefone público foi instalado no Salão Negro do Congresso Nacional para que os visitantes façam sugestões de canções de MPB (Música Popular Brasileira) a serem veiculadas na Rádio Câmara (96.9 FM). O “orelhão” é uma novidade da visitação institucional ao Palácio do Congresso Nacional — programa realizado em parceria entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. O aparelho de telefone está em funcionamento desde o último sábado (13/12), quando foram oferecidas ao público atividades especiais de fim de ano, como a Cantata de Natal e a visita às cúpulas do Congresso.
O “orelhão” poderá ser usado todos os dias, das 9h às 17h, inclusive durante o recesso parlamentar — de 23 de dezembro a 1º de fevereiro. Para participar, o cidadão tira o telefone do gancho, ouve uma rápida gravação, diz seu nome, a cidade onde mora e o nome da música que quer ouvir na Rádio Câmara. O nome do ouvinte será mencionado pelo apresentador quando a canção sugerida for ao ar. O objetivo da iniciativa é promover uma interação ativa — por meio da Rádio Câmara — entre o Congresso e a população, ampliando o engajamento do público.
Visita guiada
A visita guiada ao Congresso Nacional é gratuita e dura cerca de 50 minutos. A partir do próximo sábado (20/12) até o dia 1º de fevereiro, funcionará todos os dias da semana, sempre das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. O cidadão conhece os plenários da Câmara e do Senado, os salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e os salões Nobres das duas Casas. Também aprecia obras de arte de renomados artistas, como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.
Nos dias 20, 21, 27 e 28 de dezembro, o público pode aproveitar as visitas para assistir às encenações teatrais do Visite Encena, projeto que une arte, memória e cidadania.
Mais informações sobre a visitação institucional estão disponíveis neste link.