17/10/25 - Congresso tem iluminação especial em apoio à campanha Outubro Rosa

O Congresso Nacional será iluminado de rosa de hoje (17/10) até segunda-feira (20/10) como parte das ações de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama — a campanha Outubro Rosa. A prevenção e o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura e reduzem os casos de mortalidade.

O câncer de mama é o tipo que apresenta maior incidência em mulheres em todo o mundo. A prevenção primária consiste em reduzir os fatores de risco e promover os de proteção para a doença. Já o diagnóstico precoce prevê a abordagem oportuna das mulheres com sinais suspeitos de câncer para identificação da doença em sua fase inicial, e assim possibilitar tratamento e maior sobrevida. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, que deve ser investigado por meio de exame clínico das mamas, exames de imagem ou biópsia.

Colo do útero

Além do câncer de mama, o Outubro Rosa também chama a atenção para o câncer de colo do útero. A prevenção inclui a realização anual do exame papanicolau e a vacinação contra o vírus HPV, disponível para jovens gratuitamente na rede pública e para mulheres adultas na iniciativa privada. Com estas ações, é possível detectar lesões antes que se tornem um problema mais grave. No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo com maior incidência entre as mulheres.