17/07/2014 - Nova edição do Projeto Politeia terá início nesta segunda-feira na Câmara dos Deputados
A partir desta segunda-feira (21/7), 186 estudantes universitários de todo o país iniciam sua participação no projeto Politeia, promovido anualmente pelo Instituto de Ciência Política (Ipol) da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Câmara dos Deputados. Ao longo de cinco dias – de 21 a 25 de julho –, o programa simulará o funcionamento do Legislativo Federal, a fim de que os estudantes conheçam na prática a rotina legislativa e o processo de criação de leis.
Dos 186 participantes, 140 atuarão como deputados, 16 como jornalistas e 30 como responsáveis pela organização do projeto. Durante a simulação, os jovens deputados serão vinculados a partidos políticos e às comissões técnicas, exatamente como ocorre no dia a dia da Câmara dos Deputados.
As atividades ocorrerão nas dependências da instituição. Inicialmente, serão realizadas nos plenários das comissões permanentes, e, posteriormente, no Auditório Nereu Ramos – que substituirá o Plenário Ulysses Guimarães, atualmente em obras, como palco das sessões deliberativas. A abertura oficial dos trabalhos do projeto Politeia ocorrerá amanhã (18/7), às 20 horas, em cerimônia realizada na Universidade de Brasília. No domingo (20/7) haverá ainda uma sessão preparatória do evento, também nas dependências da UnB.
Seleção
Os participantes do projeto – que foi criado em 2003 – são definidos através de processo seletivo realizado no início do segundo semestre letivo de cada ano. Nesta edição, depois de selecionados os estudantes participaram de um curso a distância sobre Processo Legislativo, oferecido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) entre 16/06 e 14/07.
Divididos em partidos, os estudantes-deputados também elegem líderes, participam de reuniões de bancada partidária e de coletivas de imprensa. Na condução dos trabalhos na Câmara, contam com o auxílio de dois consultores legislativos da Casa. Além dos que atuam como deputados, há uma equipe que fica responsável pela cobertura jornalística das atividades, formada por estudantes do curso de graduação em Comunicação Social da UnB.
Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui o site do Politeia.