17/06/21 - Seminário virtual aborda conscientização da violência contra idosos nesta sexta (18)

A Câmara dos Deputados realiza seminário, nesta sexta-feira (18), das 9h às 18h, pelo Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O evento terá a participação de representantes da sociedade civil, especialistas e órgãos federais da área dos direitos sociais e da saúde, como o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a violência contra idosos, em suas diversas manifestações, é um dos maiores obstáculos para a plena realização de um Estado Democrático de Direito e atinge profundamente a dignidade humana.

A ONU e a Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa instituíram o dia 15 de junho o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa” como forma de conscientizar a população sobre a importância do combate a esse tipo de violência e alertar as gerações mais novas para o tema. Em 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como Década do Envelhecimento Saudável.

Transmissão ao vivo

O seminário será transmitido ao vivo, em formato de audiência interativa, pelo canal da Câmara no YouTube. Os interessados poderão interagir com os convidados por meio do portal e-Democracia.

A programação está disponível na página da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, no portal da Câmara.

Violência

Dados do Disque 100, do Governo Federal, revelam que só no primeiro semestre deste ano foram registrados no país mais de 33,6 mil casos de violação de direitos humanos contra idosos.

Os tipos de violência podem ser a negligência, o abandono, a violência física, a violência sexual, a violência psicológica ou mesmo a financeira.

Denunciar

Idosos com aspecto descuidado, com marcas no corpo mal explicadas e com familiares ou cuidadores indiferentes a eles podem estar sendo vítimas de violência. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 (Direitos Humanos); pelo aplicativo Direitos Humanos, disponível gratuitamente na internet; pelo Whatsapp no número (61) 99656-5008; pelo site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos; pelo disque 190 (Policia Militar), para situações de risco iminente; entre outros.