17/05/2013 Redução da maioridade penal em debate na TV Câmara

Na Rádio Câmara, o tributarista Everardo Maciel analisa a situação financeira dos estados, e o escritor Afonso Romano de Sant’Anna faz um balanço de sua carreira.

O programa Expressão Nacional desta terça-feira (21/5) vai debater as possíveis mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para reduzir a maioridade penal. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defende a alteração do Estatuto, mas o governo federal é contra. Apresentado pela jornalista Maristela Sant’Anna, o Expressão Nacional vai ao ar às 21h30, ao vivo, e os telespectadores podem participar por e-mail (expressaonacional@camara.leg.br), pelo telefone 0800619619 ou pelo twitter @xnacional.

Na Rádio, o poeta, escritor e jornalista mineiro Afonso Romano de Sant’Anna é o entrevistado de André Amaro no programa Trilha das Artes, que vai ao ar no sábado (25/5), às 19 horas. Ex-presidente da Biblioteca Nacional, ele relembra seus mais de 50 anos de carreira – com mais de 50 obras publicadas. Já o programa Ponto de Vista analisa um tema mais árduo: o pacto federativo e a situação financeira dos estados. O convidado desta edição é o consultor tributário e ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel. No programa, que será transmitido pela Rádio Câmara na terça-feira (21/5), às 7 horas, o consultor conversa com a jornalista Malena Rehbein.

Os programas da Rádio e da TV Câmara também estão disponíveis na internet:
https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/
https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/

 

Confira a programação completa:

RÁDIO E TV

EIS A QUESTÃO
Tema: Cuidadores para estudantes com deficiência
O jornalista Jairo Ribeiro entrevista o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) sobre o assunto. Médico, Barbosa quer tornar obrigatória a presença de cuidadores nas escolas onde houver estudantes "especiais". O programa estreia na TV Câmara na segunda, 21h30, e na Rádio Câmara na quinta, às 7h com  reprise às 11h.

 
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Tema: Educação formal em casa
Seja por questões ideológicas ou religiosas, seja por desconfiança ou violência nas escolas ou dúvidas em relação à qualidade de ensino, muitas famílias brasileiras tem tentado educar seus filhos em casa. Atualmente isso é coisa que vai parar na justiça, porque a educação domiciliar não é prevista nas leis brasileiras. Participação Popular vai ao ar ao vivo, às sextas-feiras, às 18 horas, pela TV e pela Rádio Câmara. Apresentação: Fabrício Rocha. Perguntas e sugestões podem ser enviadas para 0800 619 619 ou pelo email participacaopopular@camara.leg.br.

RÁDIO

PALAVRA DE ESPECIALISTA
Tema: Deficiência e o mercado de trabalho
A lei que reserva vagas em empresas e órgãos públicos para trabalhadores com deficiência já existe há mais de 20 anos. Mas o preconceito e a desinformação ainda atrapalham o pleno exercício do direito ao trabalho pelas pessoas com deficiência. O programa trata do assunto com a superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Teresa Costa d’Amaral. Apresentação: Claudio Ferreira. Palavra de Especialista vai ao ar na  quarta-feira às 7h, com reapresentação às 11h05.

 
CONVERSA SOBRE POLÍTICA 
Tema: 190 anos do parlamento - Evolução dos direitos políticos das mulheres no Brasil
O programa recebe a historiadora e consultora legislativa da Câmara dos Deputados, Débora Azevedo, para discutir o processo político que levou à conquista do voto para as mulheres brasileiras. Conversa sobre Política vai ao ar na sexta-feira, às 7h, com reapresentação às 11h05. Apresentação: Cristiane Bernardes.
 
CÂMARA LIGADA
Tema: Cultura independente
Sinopse: Do mundo virtual da Internet aos encontros reais nos saraus, a cultura independente cresce e se solidifica, em especial nas periferias das grandes cidades. O tema é debatido com a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), com Marina Mara (poeta e produtora independente) e Renan Inquérito (rapper). A atração musical é o grupo Teatro Mágico. Câmara Ligada vai ao ar na Rádio Câmara, toda sexta, 17h e domingo, 14h. Apresentação: Evelin Maciel.

 
APLAUSO
Convidado: Saulo Duarte
O Carimbó é o DNA do CD “Saulo Duarte e a Unidade”, álbum de estreia do artista, que tempera o álbum com uma combinação harmoniosa e divertida do brega dos anos 70 e pitadas de Jovem Guarda.  Aplauso é transmitido pela Rádio Câmara todo sábado, 11h, com reapresentação domingo, 22h. Apresentação: Carmen Delpino.
 
TALENTOS
Convidada: Badi Assad
A brasileira Badi Assad toca violão e transforma seu próprio corpo em percussão - tudo ao mesmo tempo. Com mais de oito CDs lançados por todo o mundo, Badi já foi eleita pela revista americana Guitar Player uma das melhores violonistas do planeta. A Rádio Câmara transmite Talentos às 23 horas de sábado. Apresentação: Giovani Sousa.

TV CÂMARA

PONTO DE VISTA
Tema: Histórico das políticas de combate à seca
Passados quase 80 anos, o povo nordestino continua sofrendo com a seca. O agrônomo e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, João Suassuna, retraça a história das políticas de combate à seca no sertão e clama por investimentos em políticas para conviver e produzir em tempos de estiagem. Ponto de vista é transmitido pela TV Câmara na quinta-feira, às 21h30. Apresentação: Verônica Lima.

 
TALENTOS
Convidada: Funqquestra
Funk + Jazz + Rock + Música Eletrônica. Estes são os elementos que compõe a Funqquestra, uma banda nascida em Brasília e que tem uma formação inusitada: duas baterias, guitarra, baixo, teclado e um naipe de metais. A banda contou com a participação especial dos cantores Leonel Laterza e Thales Jr. em duas canções.  Talentos vai ao ar pela TV todo sábado às 23h.
 
BRASIL CAIPIRA
Roda de cantoria com Souzinho&Norberto, dupla do interior paulista formada por um radialista e um comerciante; e Zuza & Zezo,  dupla paulista formada por dois produtores rurais que cantam nos terreiros de seus sítios e para amigos há mais de 30 anos. Brasil Caipira vai ao ar no domingo às 10h. Apresentação: Luiz Rocha.