Debates na Câmara marcam o Dia Mundial da Água

Palestras são abertas ao público interno e externo e não é necessário fazer inscrições
17/03/2016 10h40

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal convidam para a Mesa de Debates "Integração terra-água: da teoria à prática", na terça-feira (22), às 10 horas, no Plenário 2 das Comissões da Câmara. O evento, em comemoração ao Dia Mundial da Água, é realizado por meio do EcoCâmara/Diretoria-Geral e do Senado Verde. As palestras são abertas e dirigidas aos públicos interno e externo. Não é necessário fazer inscrição.

A iniciativa está associada a outros 27 eventos promovidos por órgãos públicos e organizações da sociedade civil em todo o Distrito Federal. Entre eles, Universidade de Brasília (UnB), Agência Nacional de Águas (ANA), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e WWF.

 

Palestrantes e temas da Mesa de Debates

Palestrante: Maurício Andrés Ribeiro

Tema: Ecologizar a Gestão das Águas

Perfil: arquiteto e ecologista, é assessor e secretário-geral substituto da Agência Nacional de Águas – ANA desde 2002. Foi secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte (90-92);  diretor executivo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no Ministério do Meio Ambiente, (2001-2002); professor dos cursos de Gestão Ambiental da Fumec-BH, de Gestão Ambiental Urbana da Universidade Católica de Brasília e da Formação Holística de Base - Cultura ambiental e cultura da paz, na Unipaz-RJ  e Unipaz-GO. É autor dos livros "Ecologizar ", 4ª edição- trilogia, Editora Universa, (2009); "Tesouros da Índia para a Civilização Sustentável", Santa Rosa Bureau Cultural (2003); "Ecologizando a cidade e o planeta", Editora C/Arte, 2008, e "Meio ambiente & Evolução Humana" ( Editora Senac-SP, 2013).

 

Palestrante: Paulo Henrique Pereira

Tema: Projeto Conservador das Águas

Perfil: pós-graduado em Gestão Ambiental peal Universidade de São Paulo (USP), é secretário de Meio Ambiente e gestor ambiental da Prefeitura Municipal de Extrema/MG. Foi consultor da IUCN, WRI e TNC para implantação de projetos de pagamento por serviços ambientais nos municípios que compõem a Área de Preservação Ambiental (APA) Fernão Dias - Camanducaia, Itapeva e Paraisópolis (SP). Autor do livro "Conservador das Águas" é o idealizador, coordenador e gestor do Projeto Conservador das Águas, o primeiro projeto de pagamentos por serviços ambientais do Brasil, comparado ao bem sucedido projeto das bacias de Croton,  Catskill e Delaware de Nova York,  que utilizou a mesma estratégia.

Fonte: The Nature Conservancy  (TNC).